TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ètica Nos Negócios- Caso Schincariol

Trabalho Escolar: Ètica Nos Negócios- Caso Schincariol. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................7

REFERÊNCIAS ..........................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

A importância do tema escolhido está no fato de que com a PEC- Projeto de emenda Constitucional 72, considerando os encargos trabalhista que veio a pesar nos orçamento da famílias brasileiras, no que diz respeito aos serviços prestado pela classe da empregadas doméstica. Desta forma, as leis trabalhista como também a legalidade de empresa torna-se necessárias para que saiam da informalidade, devendo então empregados e empregadores cumprirem com suas obrigações contratuais. Tudo isso torna-se imprescindível para a transparência e prestação de contas governamentais, assim como empregados e empregadores fiquem assegurados.

2 DESENVOLVIMENTO

De modo em geral, podemos observar que com o impacto causado pela PEC- Projeto de emenda Constitucional 72, considerando os encargos trabalhista que veio a pesar nos orçamento da famílias brasileiras, no que diz respeito aos serviços prestado pela classe da empregadas doméstica. Em Alagoas o impacto causado pela PEC- Projeto de emenda Constitucional 72. Foi desorbtante, pois na área dos empregados domésticos criou-se muitas exigências e preponderância de forma que cada funcionário doméstico cobra muito direito e cumpre pouco com seus deveres, causando insatisfação e má rendimento em suas funções; vendo o lado do empregador torna-se difícil cumprir uma carga horária posta pela lei onde na maioria das vezes o empregado permanece e pernoita no trabalho por necessidade de locomoção , pois geralmente mora em área de difícil acesso com isso permanece no trabalho para livra-se de gastos com transporte , quando isso acontece, o empregador fica com a responsabilidade de oferecer toda estadia incluindo todos os itens higiene pessoal, alimentação etc. pondo em conta essas despesas o empregado doméstico torna-se um custo muito alto , com isso considerando essa nova fica inviável manter a contratação do empregado doméstico.

Tendo em vista os direitos previstos na PEC das empregadas domésticas:

1. Indenização em caso de despedida sem justa causa.

2. Seguro-desempergo, em caso de desemprego involuntário.

3. Fundo de garantia por tempo de serviço.

4. Garantia de saláriomínimo para quem recebe remuneração variável.

5. Adicional noturno.

6. Salário-família.

7. Jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 horas semanais.

8. Hora-extra.

9. Observância de normas de higiene, saúde e segurança no trabalho.

10. Auxílio-creche e pré-escola para filhos e dependentes até de 5 anos de idade.

11. Reconhecimentos de acordos e convenções coletivas.

12. Seguro contra acidentes de trabalho.

13. Proibição de discriminação de salário, de função e de critério de admissão.

14. Proibição de descriminação em relação à pessoa com deficiência.

15. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 16 anos.

Para que possamos nos inteirarmos dos encargos trabalhista gerado pela contratação desse profissional precisamos ter coconhecimento dos direitos contido na PEC. São eles:

O trabalhador terá o direito de receber ao menos um salário mínimo ao mês (inclusive quem recebe remuneração variável) e horas extras trabalhadas. Poderá precisar de regulamentação, mas estão previstos na PEC adicional noturno (realizado entre 22h e 5h) e depósito do FGTS. Também indenização de 40% sobre o montante de todos os depósitos realizados durante a vigência do contrato, devidamente atualizados, na conta vinculada do empregado, se o empregado for demitido sem justa causa; seguro desemprego; salário-família; auxílio-creche e pré-escola; seguro contra acidentes de trabalho e indenização em caso de despedida sem justa causa. Hoje, o empregado tem direito a pelo menos um salário mínimo ao mês; integração à Previdência Social (por meio do recolhimento do INSS); um dia de repouso remunerado (folga) por semana, preferencialmente aos domingos; férias anuais remuneradas; 13ª salário; aposentadoria; irredutibilidade dos salários (eles não podem ter o salário reduzido, a não ser que isso seja acordado em convenções ou acordos coletivos); licença gestante; licença-paternidade; e aviso prévio. O recolhimento do FGTS por parte do patrão atualmente é facultativo. Para fazer o registro da carteira de trabalho, é preciso incluir nome do empregador, endereço, CPF (o número pode ser informado no local dedicado ao CNPJ), tipo de local onde o trabalhador atuará e a função que ele exercerá. Somente a partir desse registro feito que o empregado poderá se inscrever no Instituto Nacional de Previdência Social (INSS).

Quando um familiar que cuida de seus idosos e tenta auxiliá-los, mas percebe que não consegue dar conta do recado, existe então um risco de surgir problemas maiores para os velhinhos, como não receberem remédio na hora certa, não tomarem banho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com