ÉTICA PROFISSIONAL
Projeto de pesquisa: ÉTICA PROFISSIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaocunha1 • 24/8/2014 • Projeto de pesquisa • 1.244 Palavras (5 Páginas) • 211 Visualizações
ÉTICA PROFISSIONAL
SUMARIO
Introdução... 1
Conceito de Ética... 1 – 1
Síntese... 2
O individuo e a Ética profissional... 2 - 2
A Ética empresarial... 3 - 3
Considerações Finais... 4
Referências... 5
INTRODUÇÃO
Trabalho elaborado individualmente com o intuito de uma melhor reflexão e entendimento sobre a nossa segunda pele, que é a Ética, aplicada no ambiente profissional abordando uma ruptura social-natural, existente em todo o segmento de nossa sociedade, crendo que com esta retórica, através de varias fontes pesquisada, possamos atingir um grau mais elevado de educação e consciência, tornando nossa segunda pele uma referencia para o melhor convívio entre as relações dos indivíduos.
1 - Conceito de Ética
Está à ética cotidianamente inserida como segunda pele na vida do indivíduo, nas decisões a serem tomadas, nas escolhas entre ser correto e levar vantagens, entre o direito e o dever, entre a moralidade e a imoralidade?
O que é ética, como melhor defini-la, como agir perante os outros?
Ética são um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade, que é uma parte da condição humana desenvolvida pela educação na sua mais plena maturidade.
Ser ético significa refletir sobre as escolhas a serem feitas, importar-se com os outros, procurar fazer o bem aos semelhantes e responder por aquilo que se faz, em contra partida, ser moral, agir de acordo com os costumes e observar as normas coletivas, tendo como padrão de conduta, ações que busquem a verdade dos fatos, amparado em honestidade, moralidade, coerência e imparcialidade.
É compreender o conceito de justiça e sensibilizar-se pela construção de uma sociedade justa.
Adotar atitudes de respeito entre as pessoas, necessário para o convívio em uma sociedade democrática.
É adotar, cotidianamente, atitudes de solidariedade, cooperação e renuncia às injustiças e discriminações.
Valorizar e empregar a fala, o diálogo, usar a comunicação como produção coletiva de ideias, posicionando-se de maneira flexível, como forma de esclarecer e resolver conflitos sob um ponto de vista ético e justo.
Significa respeitar as diferenças entre pessoas, independente de sexo, cultura, valores, religião, etnia, respeitar a privacidade, como direito individual de cada pessoa, promover os princípios de liberdade, dignidade, solidariedade, justiça, respeito mútuo, e equidade.
SÍNTESE
2 – O individuo e a Ética profissional
Sendo a ética inerente à vida humana, sua importância é bastante evidenciada profissionalmente, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.
A ética profissional regula o relacionamento do profissional com seus fornecedores, visando à dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sociocultural onde exerce sua profissão, fazendo com que o profissional respeite seus semelhantes quando no exercício da mesma.
É a ética que norteia a vida profissional de qualquer trabalhador, sem ela seria impossível desenvolver um bom trabalho e principalmente, se interagir.
A reflexão da conduta humana realizada na execução de uma profissão sobre ética deveria começar mesmo antes de praticá-la, pois todos têm a liberdade de escolha, e ao escolhê-la, tem que buscar, tem que absorver o seu conjunto de valores e deveres, para que seja comprometido, para que se caracterize o aspecto moral da ética profissional.
Quando o indivíduo está absorvido, comprometido, engajado, surgem perguntas reflexivas:
Estou sendo um bom profissional?
Estou agindo adequadamente?
Realizo acertadamente minhas atividades?
Isso é certo?
Isso é justo?
Estou prejudicando alguém?
Eu poderia comunicar isso para o público ou para alguém respeitado?
Eu diria a meu filho para fazer isso?
É imprescindível que se saiba que nem todas as perguntas estão num código de ética profissional, mas que são comuns a todas as atividades que um indivíduo possa exercer, globalizando todo o conjunto da ética em si.
As perguntas guiam, movem, direcionam para a meditação, quando incorporadas e assimiladas, tem-se uma postura pró – ativa, não se fica restrito só em suas tarefas, acredita-se em fazer parte de algo maior dentro de uma empresa, tem-se o engajamento dentro de uma equipe, tornando a interatividade em uma experiência única.
O indivíduo que aprendeu a refletir, que tem esse hábito no seu dia a dia, tem a ética como sua segunda pele ao questionar-se, sobre a sua responsabilidade para com os outros e para consigo mesmo em seu ambiente profissional.
Atualmente, a organização empresarial atua sob uma perspectiva ética para que não se cause impactos negativo muito grande, decorrente das grandes mudanças que acompanham a globalização, a comunicação, e o avanço tecnológico. A considerar que o colaborador ao se harmonizar, se aprimorar como ser humano, sendo esse sentimento genuíno, ele produzirá mais, pois ao atingir esse estágio de cultura e educação, ele poderá definir com exatidão comportamentos antiéticos que se vê na mídia de massa, tais como: corrupção, violência, desonestidade, deslealdade, desrespeito, etc.
Isso
...