Ética E Administração
Trabalho Escolar: Ética E Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathaliaewallace • 18/7/2013 • 656 Palavras (3 Páginas) • 508 Visualizações
INTRODUÇÃO
Pode-se definir ética como a parte moral que trata da conduta humana. Desde os primórdios da humanidade a ética mostra-se fundamental para que o homem possa conviver bem em sociedade e assim, fazer ‘aquilo que é certo’ dentro dos parâmetros a que fomos acostumados.
Os filósofos, em diferentes épocas da história humana, estabelecem diferentes princípios e pressupostos que possam melhor definir a ética e a moral. Mas conforme o passar do tempo, os estudos foram sendo aprimorados e lapidados, novos sentidos foram adquiridos.
Até o momento, podemos dizer que a ética remete aos costumes e a conduta da sociedade, enquanto a moral estabelece as regras a serem seguidas para gerar a boa convivência. Uma complementa a outra. São sempre particulares a um indivíduo ou a um grupo e envolve levar em conta os interesses dos outros.
O PAPEL DO ADMINISTRADOR
Cabe ao administrador integrar-se com todas as áreas da empresa já que a harmonia da organização é um fator indispensável para o sucesso.
[...] Na atualidade, a Administração se releva como campo repleto de complexidades e desafios, onde cabe ao administrador estabelecer metas cruciais ao sucesso do negócio. No desempenho das suas atividades, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. [...] (CHIAVENATO, 2003).
Conforme a citação supracitada são muitas as obrigações do administrador, mas além do papel que desempenha na organização o administrador deve agir com ética.
ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO
Diante da competitividade que os profissionais encontram no âmbito empresarial, muitas vezes a ética é deixada de lado. Na busca por poder, prestígio, reconhecimento, lucratividade, entre outros desejos humanos, o comportamento do administrador muitas vezes foge ao esperado.
Há uma linha tênue entre os desejos e interesses pessoais e os objetivos comuns. Os administradores muitas vezes são encurralados pelas necessidades do mercado e as consequências que determinadas decisões podem causar na vida das pessoas que tem alguma participação na empresa, seja direta como os funcionários e fornecedores, ou indiretamente, como os clientes beneficiados por determinado produto.
No que tange a ser e manter-se eticamente correto, deparado com a circunstância apresentada no parágrafo acima, vai depender de cada pessoa, de cada profissional. Além das exigências comuns feitas aos profissionais de todas as áreas tais como a honestidade, respeito ao próximo e o cumprimento das leis, cabe ao Administrador antecipar-se no que diz respeito aos interesses da organização e priorizá-los acima de seus próprios interesses, levando em conta tudo que o que aprendeu no processo de capacitação e seguindo as normas e padrões pré-estabelecidos no Artigo 1º do Código de Ética.
Como em qualquer outra profissão, exige-se do administrador que exerça a profissão com zelo, diligência e honestidade, demonstrando compromisso e respeito com a empresa, com a classe e com a comunidade.
PROBLEMAS CAUSADOS PELA FALTA DE ÉTICA
Pode causar um
...