Ética E Filosofia No âmbito Profissional
Artigos Científicos: Ética E Filosofia No âmbito Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natalia_ssilva • 30/8/2014 • 591 Palavras (3 Páginas) • 522 Visualizações
Ética e filosofia no âmbito profissional
A ética e a filosofia no âmbito profissional contribuem para a organização empresarial e para tomadas de decisões. Ética não existe sem filosofia, pois a filosofia reflete a ética.
Quando voltada para o espaço do trabalho das organizações ela aparecerá como filosofia da administração. Com o tal ela buscará, ao lado de outras perspectivas de conhecimento, compreender o fenômeno organizacional em todas as suas facetas, procurará olhar criticamente a tarefa do administrador, do gestor, da instituição da empresa como instância social e politica, perguntará pelo sentido das ações e relações dos indivíduos que as compõem e poderá auxiliar nas decisões que se tomam com a intenção de transforma-las. É a filosofia, na sua função de ética, que procurará apontar os princípios que devem nortear as ações e que sustentarão a qualidade da organização e a competência dos profissionais.
Se nos voltarmos para a historia dos indivíduos que se destacam ou destacaram como líderes ou para a historia das organizações bem sucedidas, vamos encontrar, sem dúvida, a presença do questionamento reflexivo e crítico, próprio da filosofia, como estimulador dos processos na direção do objetivo fundamental que é a construção da sociedade justa e solidária, do bem comum.
Já a ética atua nas empresas como forma reflexiva. No contexto das organizações que aqui nos interessa especificamente, a ética tem o papel de indagar se as ações e relações profissionais estão fundadas em princípios que levam a promoção do bem comum, da dignidade humana, da vida feliz.
A ética esta presente nas empresas para evitar vícios costumeiros como exemplo atrasos.
Na competência profissional articulam-se:
Uma dimensão técnica, que se diz respeito ao domínio de conhecimentos na área em que se desenvolve o trabalho e a habilidade na utilização e partilha desses conhecimentos.
Uma dimensão estética, que está relacionada à sensibilidade dos indivíduos na percepção das relações intersubjetivas que se dão em seu trabalho. Não há possibilidade de falar de um bom profissional quando na sua prática não está inserida nenhuma perspectiva de sensibilidade, de afetividade-afetividade no sentido de se deixar afetar pelo trabalho, sensível ás manifestações que existem no seu relacionamento com a sua prática.
Uma dimensão política, na medida em que esse trabalho é desenvolvido num contexto social que o determina e diante do qual se tem que fazer opções. Ser politico, afirma Heller (1992, p. 55), é tomar partido, não necessariamente ser de um partido, e sim, não ficar indiferente diante das alternativas sociais.
Uma dimensão ética, que se aponta como dimensão fundante da competência, uma vez que técnica, a estética e a politica ganharão seu significado pleno quando, além de se apoiarem fundamentos próprios de sua natureza, se guiarem pelos princípios éticos - o respeito, a justiça, a solidariedade.
Ter uma reflexão ética significa que estamos nos perguntando sobre as consistências e a coerência dos valores que norteiam nossas ações de caráter moral; buscamos sua fundamentação para que as ações tenham significado autêntico em nossas relações sociais.
...