Ética E Legislação No Jornalismo
Ensaios: Ética E Legislação No Jornalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaizabelol • 5/12/2014 • 825 Palavras (4 Páginas) • 209 Visualizações
Ética no Jornalismo
Autor: Luciene Tófoli
Sobre o livro: Esta obra é uma proposta de reflexão sobre a prática jornalística a partir do Código de Ética profissional editado em 2007, em congresso nacional da categoria. Observando os princípios básicos do antigo Código, de 1987, que vigorou durante vinte anos, o documento atual foi formatado à luz das novas exigências tecnológicas e de mercado, que influenciam o dia-a-dia da profissão.
Ética e Códigos da Comunicação Social
Autor: Andre Alberto
Sobre o livro: Ética e Códigos da Comunicação Social, é obra única na literatura técnica. Especialista no assunto, o autor apresenta e analisa os principais documentos que regem a conduta de jornalistas, publicitários, relações públicas e radialistas no Brasil e no exterior.
A Regra do Jogo
Autor: Claudio Abramo
Sobre o livro: Este livro é constituído a partir de depoimentos deixados por Cláudio Abramo, um dos maiores jornalistas que o Brasil já teve, morto em agosto de 1987, tendo como contraponto mais de uma centena e meia de entrevistas, artigos, reportagens e comentários publicados pelo autor.
Seu testemunho descreve os processos, episódios e acidentes de que ele foi protagonista em sua trajetória, como responsável pela modernização dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, formador de gerações de profissionais, participante ativo de todas as batalhas políticas que se têm travado no país.
Suas lições percorrem todo o espectro da atividade e da ética jornalística. Mas vão além, para assumir uma dimensão universal: o personagem principal deste livro é a História, referencial constante de Cláudio Abramo ao longo de sua vida profissional.
A Ética Jornalística e o Interesse Público
Autor: Francisco Jose Karam
Sobre o livro: O livro aborda temas fundamentais para o jornalismo e a sociedade e provoca a reflexão sobre os limites éticos da atividade jornalística. Karam mostra que a informação diária de qualidade, produzida por profissionais íntegros e competentes, é essencial para a democracia e para a consolidação e a manutenção da cidadania.
Para ele, o século 20 foi aquele em que a profissão jornalística mais se consolidou e disseminou em todo o mundo. Os princípios que regeram a atividade nesse período buscaram estabelecer um estreito vínculo entre a ética profissional e o interesse público. Hoje, no entanto, este vínculo estaria seriamente comprometido, em grande parte devido ao surgimento de novas e crescentes sociedades de mídia, que resultam em poderosos conglomerados.
A ética no jornalismo
Autor: Philip Meyer
Sobre o livro: Esta obra - baseada em uma pesquisa sobre editores, coordenadores ou diretores editoriais e outros profissionais da área jornalística - documenta a confusão ética atestada na imprensa dos EUA no rastro do escândalo de Watergate e da controvérsia dos Papéis do Pentágono. Ela fornece uma fundamentação analítica e histórica para mostrar como a imprensa alcançou esse nível de crise e sugere maneiras como esta pode ser mudada para melhor. O texto desdobra-se em quatro seções. Philip Meyer dá início a seu trabalho
...