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Ética E Relações Humanas No Trabalho TEMA

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Por:   •  9/4/2014  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  462 Visualizações

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Graduação GRAERHT_20141 Questionários Revisão da tentativa 1

AVA | GRADUAÇÃO

Aula-tema 01: Introdução à Ética

Aula-tema 02: Predisposição

Ética

Aula-tema 03: Falta de Ética gera

grandes prejuízos

Aula-tema 04: Pensamento Ético

e Visão Estratégica

Aula-tema 05: Consciência Ética

Aula-tema 06: Negociação:

Instrumento de Gestão da Ética

e Habilidade Imprescindível ao

Líder

Aula-tema 07: Modelo de Gestão

Ética

Aula-tema 08: Ideário ético.

Desafios, questionamentos e

propostas.

1

Escolher uma resposta.

a. O ideário ético é um conjunto de Vontades Estratégicas Comuns que servirão de fundamento ao

Modelo de Gestão da ética

b. O ideário ético é para que se consiga implantar um Modelo de Gestão da Ética Corporativa, pois

consiste em construir Verdades negociadas e consensuais

c. O ideário ético, ao servir de fundamento ao Modelo de Gestão da ética, realiza o seu papel político de

atribuir poder a quem funcionalmente merece.

d. O ideário ético é um conjunto essencial de valores que deve ser conscientizado por todos na

Organização e que servirão de fundamento ao Modelo de Gestão da ética

e. O ideário ético é uma construção conjunta de Verdades baseadas em valores estratégicos comuns e

que servirão de fundamento ao Modelo de Gestão da ética

A respeito do Ideário Ético, que deve fundamentar o Modelo de Ética Corporativa, NÃO se pode afirmar que:

Resposta correta: O ideário ético, ao servir de fundamento ao Modelo de Gestão da ética, realiza o seu papel

político de atribuir poder a quem funcionalmente merece.

Comentário resposta correta: Esta afirmação está incorreta pois um ideário ético não tem por objetivo

estabelecer diferenças, ou seja, atribuir poder a quem mereça, mas sim, ser ” um conjunto essencial de

valores que deve ser conscientizado por todos na Organização para que se consiga implantar um Modelo de

Gestão da Ética Corporativa. Consiste em “construir juntos Verdades, Vontades Estratégicas Comuns que

servirão de fundamento ao Modelo de Gestão da ética”.

2 Leia atentamente o texto a seguir e responda às questões 02 e 03.

Um computador e um robô não têm condições meio de cuidar do ambiente, de chorar sobre as desgraças dos

outros e de rejubilar-se com a alegria do amigo. Um computador não tem coração.

Só nós humanos podemos sentar-nos à mesa com o amigo frustrado, colocar-lhe a mão no ombro, tomar com

ele um copo de cerveja e trazer-lhe consolação e esperança. Construiu o mundo a partir de laços afetivos. Esses

laços tornam as pessoas e as situações preciosas, portadoras de valor. Preocupamo-nos com elas. Tomamos

tempo para dedicar-nos a elas. Sentimos responsabilidade pelo laço que cresceu entre nós e os outros. A

categoria cuidado recolhe todo esse modo de ser. Mostra como funcionamos enquanto seres humanos.

Daí se evidencia que o dado originário não é o logos, a razão e as estruturas de compreensão, mas o pathos, o

sentimento, a capacidade de simpatia e empatia, a dedicação, o cuidado e a comunhão com o diferente. Tudo

começa com o sentimento. É o sentimento que nos faz sensíveis ao que está à nossa volta, que nos faz

desgostar. É o sentimento que nos une às coisas e nos envolve com as pessoas. É o sentimento que produz

encantamento face à grandeza dos céus, suscita veneração diante da complexidade da Mãe-Terra e alimenta

enternecimento face à fragilidade de um recém-nascido.

Recordemos a frase do Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupéry, que fez fortuna na consciência coletiva

dos milhões de leitores: “E com o coração (sentimento) que se vê corretamente; o essencial é invisível aos

olhos”. E o sentimento que torna pessoas, coisas e situações importantes para nós. Esse sentimento profundo,

repetimos, se chama cuidado. Somente aquilo que passou por uma emoção, que evocou um sentimento

profundo e provocou cuidado nós, deixa marcas indeléveis e permanece definitivamente.

A reflexão contemporânea resgatou a centralidade dos sentimento, a importância da ternura, da compaixão e do

cuidado, especialmente a partir da psicologia profunda de Freud, Jung, Adler, Rogers e Hillman, e hodiernamente

a partir da biologia genética e das implicações antropológicas da física quântica la Niels Bohr (1885-1962) la

Werner Heisenberg (1901-1976).

Ética e Relações Humanas no Trabalho

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