Ética E Relações No Trabalho
Artigo: Ética E Relações No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatohpn • 3/6/2013 • 2.998 Palavras (12 Páginas) • 388 Visualizações
ÃO PAULO
RESUMO PLT 284
ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL
Trabalho elaborado para a Disciplina
Ética e relações humanas no trabalho
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
1. Resumo simplificado dos principais conceitos de ética
O intenção do resumo descrito é aplicar o entendimento sobre a ética dento das organizações e mostras ações, mudanças de hábitos e uma diretriz sobre ética do que é aplicado nas empresas.
A definição pode ser apresentada como aplicação e educação dos nossos valores e caráter, a razão em busca de sentido no que é certo sobre as questões definidas por honestidade. Simplificando podemos conscientemente ou através da intuição que temos como aprendizado por todo o tempo de vida, que podemos optar por tudo que temos de melhor ou pior sobre o que definir por conceitos entre o que é bom ou ruim, o que nos predestinamos sobre as questões do dia-dia, agir de forma ética, buscar o bem estar de nós mesmos e do ambiente onde vivemos, manter nossa identidade, felicidade, preservar os valores que adquirimos com experiência daquilo que podemos nas experiências pessoais e profissionais. Não existe algo a ser meio termo quando nos referimos ao conceito ético, ou agimos de forma ética ou não.
De acordo com as mensagens passadas nos livros, podemos destacar algumas:
Ética da consciência - corresponde à visão, a percepção ética.
Ética do coração - implica compreensão humana, sensibilidade ética
Ética da inteligência - foco na estratégia, no como ser ético.
Ética da vontade - primado da motivação, no querer ser ético.
Ética do comportamento - essencialidade na ação, o ser ético.
Levar o comportamento ético no meio profissional exige força de vontade, se adequar as situações e competências certas para tornar atitudes dentro da organização de forma coerente e objetiva reduzindo desgastes e incompreensões.
Existem várias formas e atitudes que vão contra a ética e transparência em uma empresa, como em várias situações em nossas vidas. Podem-se afirmar situações inexistentes, supervalorizar ou subestimar situações, não compartilhar informações relevantes para o grupo, não pagar impostos, não cumprir as leis e normas jurídicas, manipular informações para o interesse individual e mentiras, não agir de acordo com as missões e valores da empresa onde trabalha ou os bons costumes no meio onde vivemos. A falta de ética está vinculada a baixa cultura e faltas de modelos e exemplos para seguir.
Ética empresaria e cultura corporativa: Impossível separa-las:
* o sucesso da organização está totalmente firmado nos conceitos em que ela age e prega nos seus valores, a ética hoje é uma peça fundamental de todo o conceito e alicerce no seu dia-dia. A imagem e credibilidade de uma organização estão diretamente ligadas a elas.
O conceitos sobre ética devem estar presentes e equalizados em todos os sentidos e como as organizações, muito mais além de agir de forma ética as empresas tem que transparecer este conceito e trabalhar isso no caráter individual de cada funcionário. Nesse caso podemos concluir que deve ser praticado em todos os processos e ações da empresa, hoje as empresas devem acompanhar o crescimento e evolução do mercado aplicando a ética nos seus princípios fundamentais - Responsabilidade Social é um bom exemplo da pratica, como ela se porta com o bem-estar, o clima organizacional, os impactos que ela causa no ambiente politico e social.
Existem alguns casos em que existe o desinteresse ético por falta de algumas organizações, onde existe a percepção de apelo nas propagandas, às faltas do cumprimento de interesses ambientais não se preocupam com o crescimento e valorização dos seus maiores recursos, os funcionários.
Como as empresas podem conciliar ética quando o principal critério é aumentar os lucros, sobreviver ao mundo capitalista? A resposta é sim! Quando a empresa consegue implantar os conceitos éticos a partir da sua cultura, investindo e cobrando dos seus colaboradores e dirigentes comportamentos e atitudes dentro dos padrões transparência, implantando e agindo de acordo com os padrões de leis, missões e valores atentam aos fatores políticos e zelando o interesse individual e coletivo.
Traços culturais
Se isso não é praticado a organização em tudo deve reestruturar seus valores e investir na mudança dos valores.
É correto afirmar que um homem não vive sozinho, isso é impossível na sociedade e na organização.
Mas a empresa que não pratica esse equilíbrio entre a ética e o instinto de cooperação de ação coletiva não pode sustentar os conceitos fundamentais de ética e sustentar seus pilares e valores para se mantiver, ela é indispensável para o convívio sadio entre a equipe. O trabalho na cultura de uma organização é fundamental e deve ser continuo, a ponto que isso vire uma cultural, algo até “automático’’ para que os recursos empregados tenham resultado e que garantam a sustentabilidade na empresa”.
Neste conceito a ética se resume:
Liberdade - em uma "cultura de escravos", não há ética que resista.
Dignidade/responsabilidade - sem que se valorize o homem, abrindo espaços para sua participação criativa e decisória.
igualde de oportunidade - o estabelecimento de privilégios, decorrentes de indefinições politicas e preferencias, inviabiliza qualquer intenção ética
Direitos humanos - se, que se regulem, com precisão e clareza, direitos e obrigações, que consultem o bem comum, ser ético torna-se um milagre que, graças a Deus, ainda existe.
Ética
...