Ética No Negócios
Artigos Científicos: Ética No Negócios. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ead00811015 • 1/5/2014 • 600 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
Nesta edição de Instituto Ethos Reflexão, entramos no segundo ano da publicação, que foi idealizada com o propósito de estimular o espírito crítico nas organizações, motivando as empresas a refletir sobre a forma como estão gerindo seus negócios.
O Instituto Ethos sempre defendeu que incorporar a cultura da responsabilidade social é um caminho que deve ser construído diariamente, por meio de mobilização, engajamento, parcerias entre os diversos atores sociais, troca de informações e a implementação de ações práticas.
Cada vez mais, a responsabilidade social e a ética vêm mobilizando um número maior de atores da sociedade. Um exemplo dessa constatação na área acadêmica
é a tese de mestrado de Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli, A interface entre a ética e a administração hospitalar, apresentada ao Departamento de Prática em Saúde Pública da Universidade de São Paulo em 1999.
Dentre os aspectos específicos da área de saúde que compõem a obra, o capítulo
“A ética nas organizações”, o qual estamos publicando neste número, faz um importante resgate desse tema tão discutido atualmente pelas empresas e que deve servir de reflexão para qualquer tipo de organização. Resultado de um minucioso
trabalho de pesquisa, a autora constrói uma dissertação fluente, respaldada por diversos estudiosos do tema e traz à tona inúmeras referências importantes para ampliar a sua compreensão.
Esta leitura é mais um incentivo para as empresas que estão descobrindo que gerir o negócio com base nos preceitos da ética e da responsabilidade social é o caminho para a sua sustentabilidade, o sucesso empresarial e para a construção de uma sociedade mais próspera e mais justa.
A ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES *
INTRODUÇÃO
A essencialidade das organizações na vida pessoas leva alguns expertos a considerarem que os tempos atuais configuram uma “época managerial” e a sociedade hodierna conforma uma “sociedade de organizações”, cujo paradigma é a empresa. Esta concepção ganha tal força que a transformação das organizações, com a empresa desempenhando um papel de exemplo ou modelo, é vista como o caminho para a melhoria da humanidade. A empresa é compreendida como um motor para a renovação social e todas as organizações e os que nelas trabalham devem buscar aprender da ética empresarial o modo de atuação exigido a fim de que possam sobreviver, crescer e superar-se, evitando os defeitos anteriores e propondo valores adequados a esta reconstituição proposta5. Disto também decorre o uso indistinto dos termos ética organizacional ou nas organizações; ética empresarial ou nas empresas e ética nos negócios. No Brasil, registra-se uma preferência pelo uso das expressões ética nas organizações ou organizacional e ética nos negócios, provavelmente pela mencionada influência do idioma inglês que utiliza business ethics e organizational ethics.
Cabe ressaltar que embora no presente trabalho a reflexão restrinja-se ao âmbito organizacional, não se desconhece o fato de que a ética empresarial ocorre no contexto da ética social e que também tem peso a ética pessoal de cada membro da organização. Pode-se dizer que a ética
...