Ética Profissional
Relatório de pesquisa: Ética Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Shirleiizidoro • 24/4/2014 • Relatório de pesquisa • 1.391 Palavras (6 Páginas) • 346 Visualizações
3. Interdisciplinaridade
3.1 Ética
3.1.1 Ética Profissional
Introdução: Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho. Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação. No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência, etc.
Ética Moral
Introdução: ética moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano. No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
Ética do Amor
Introdução: é agregadora; desenvolve a cooperação espontânea; forma equipes solidarias e integradas e favorece a liderança verdadeira porque envolve: gostar de gente, acreditar em pessoas e aspirar ao bem comum, requisitos essenciais para uma autêntica liderança.
Empreendedorismo
Processo Empreendedor
O processo empreendedor é sustentado por toda uma atividade empreendedora, seja na criação de empresas, lançamento de novos produtos ou serviços ou ainda a expansão e internacionalização de empresas. Assim, é fundamental que o empreendedor saiba por um lado, planejar os passos que estará dando na criação do seu próprio negócio e por outro lado, delinear as estratégias de negócios para que sirva de orientação para a empresa a ser criada ou em crescimento.
O que diferencia o empreendedor, não é só a vontade de criar o seu próprio negócio (por falta de alternativas profissionais ou devido a uma motivação pessoal), mas a sua capacidade para saber identificar e diferenciar a ideia das oportunidades, desenvolvendo um plano de negócios, determinando e buscando os recursos necessários para comandar a empresa criada.
Existem 03 elementos fundamentais para à criação de um negócio:
• Empreendedor
• Ideia
• Mercado
De fato, por melhores que sejam as qualidades e as competências do empreendedor, uma ideia/oportunidade só conduzirá a um negócio de sucesso se corresponder a uma necessidade não satisfeita, ou se for capaz de satisfazer melhor necessidades para as quais já existe oferta de produtos e serviços.
Nesse sentido, o potencial empreendedor deve possuir alguns traços de personalidade e características vantajosas adequando à efetivação do processo empreendedor.
Plano de Negócios
O plano de negócios é um documento utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, em estágio inicial ou não, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro. Trata-se ainda de um guia para a gestão estratégica de um negócio ou unidade empresarial.
Deste modo, o plano de negócios é um instrumento que permite comunicar uma ideia de negócio para vender ou para obter financiamento. Também se trata de uma ferramenta de uso interno para o empresário, pois permite-lhe avaliar a viabilidade das suas ideias e fazer um seguimento da aplicação das mesmas na prática.
Um plano de negócios deve incluir o detalhe do plano de ação necessário para alcançá-los, e por outro lado, é importante que o plano de negócios esteja elaborado de modo a que possa ser atualizado com as alterações próprias do dinamismo do mercado e da situação da empresa.
A elaboração de planos constitui um dos aspectos mais importantes da gestão empresarial. O fato de servir de guia é uma espécie de segurança face aos inconvenientes que possam surgir durante o trabalho do dia-a-dia, uma vez que oferece possíveis soluções e alternativas.
Em todos os planos, é importante que o empreendedor inclua informações verdadeiras, sem esconder a realida de. As previsões feitas sobre lucros do negócio devem ser conservadoras, de modo que a sustentabilidade do negócio esteja prevista no plano de negócios sem grandes números. Sempre é preferível que as vendas superem as previsões do que o contrário.
Identificando Oportunidades
Constata-se que um dos maiores mitos a respeito de novas ideias nos negócios, é que elas devam ser únicas. O fato de uma ideia ser ou não única não importa. O que tem relevância é como o empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não, de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer.
As oportunidades que surgem é que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes.
Ideias revolucionárias são raras, produtos únicos não existem e concorrentes, com certeza, sempre existirão.
Torna-se importante que ao definir o negócio, o empreendedor teste sua ideia ou conceito junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes (conselheiros, amigos próximos, antes que a paixão pela ideia cegue sua visão analítica dos negócios). Uma ideia sozinha não vale nada; em empreendedorismo, elas surgem diariamente. O que é mais relevante, é a capacidade de saber desenvolvê-las, programá-las e construir um negócio de sucesso.
Dornelas (2005) afirma o que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma ideia revolucionária, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atendê-la, antes que outros o façam.
Uma ideia isolada
...