A Antropologia, Ética e Cultura
Por: Eliane Sn • 20/5/2018 • Relatório de pesquisa • 397 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
Curso: Música (Licenciatura)
Disciplina: Antropologia, Ética e Cultura
Para a realização desta atividade, você deve assistir à sequência de encerramento do filme O grande ditador (Chaplin, 1940 – disponível com legendas em português em <https://www.youtube.com/watch?v=3OmQDzIi3v0> e na versão dublada em português em <https://www.youtube.com/watch?v=6yUnNYlpFy8>. Acessos em: 2 dez. 2015), em que o personagem Barbeiro / Carlitos faz um discurso humanista. Após assistir ao filme e estudar o conteúdo indicado, você deverá descrever quais são os valores espirituais que o discurso relaciona. Da mesma maneira, faça uma lista dos desafios humanos que o discurso descreve e que, mesmo hoje, mais de 70 anos após o lançamento do filme, ainda precisam ser superados pela humanidade.
De acordo com os estudos desse ciclo e com o filme assistido é possível descrever alguns dos valores espirituais que foram abordados pelo personagem Barbeiro.
Ele menciona a caridade quando diz que todos temos a vontade de ajudar uns aos outros; se refere ao provimento divino ao mencionar que a terra fornece tudo o que precisamos; e podemos entender como uma referência ao pecado original a parte em que é dito que o ser se desviou do caminho da liberdade e da beleza. Ainda abordando valores, refere-se à cobiça como o principal motivo pelo envenenamento da alma. Destaca a doçura e a afeição como virtudes, sem as quais tudo se perde.
Toma como exemplo o Evangelho de São Lucas, “o Reino de Deus está dentro do homem”, para chamar os ouvintes a perceber que esse reino está dentro de todos e não de um só homem, portanto todos têm o poder de criar uma vida livre e bela, destacando mais uma vez os valores mencionados anteriormente. Valores esses que possibilitam a Liberdade do ser, para que as pessoas não se tornem marionetes em um sistema capitalista.
Por meio de seu discurso podemos listar os seguintes desafios humanos:
• Falsas promessas dos governantes
• Romper fronteiras
• Ganância
• Ódio entre os povos
• Prepotência daqueles que possuem mais riqueza
• União da ciência com o progresso e bem-estar de todos
Desafios esses que mesmo após todos esses anos ainda enfrentamos.
Conclui-se então, que hoje não somente o rádio e a aviação nos aproximam. A inteligência e o desenvolvimento da ciência nos levaram a diminuir distâncias através da tecnologia, mas a mesma tecnologia que nos aproxima é a que nos distancia.
Referência Bibliográfica
DANIEL, E.; SCOPINHO, S. C. D. Antropologia, Ética e Cultura. Batatais: Claretiano, 2013.
CHAPLIN, CHARLES, O Grande Ditador, 1940.
...