A Atuação do Enfermeiro nos Cuidados paliativos proporcionando uma maior Humanização no Cuidado ao paciente oncológico.
Por: Diego Silva De Sousa • 4/10/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 395 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
Autores:CORDEIRO,E.S, Orientador: Prof Rosicleia Estevão
Afiliações: Alunos da Graduação em enfermagem, Faculdade Bezerra de Araújo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Professora do Curso de Enfermagem da Faculdade Bezerra de Araújo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Título: A Atuação do Enfermeiro nos cuidados paliativos proporcionando uma maior humanização no cuidado ao paciente oncológico.
Introdução: O câncer é um termo que chega a abranger mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que possuem como ponto comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância.
Estas células se dividem rapidamente e possuem uma tendência de serem bem agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que pode se disseminar para outras regiões do corpo, cada tipo de câncer vai corresponder aos diferentes tipos de células que vão determinar sua nomenclatura, sendo a dor normalmente um dos sintomas comuns a todos os tipos de câncer, afadiga física e emocional, o medo e o desgaste psicológico ao longo do tratamento que pode durar meses e até anos e algumas vezes não conseguindo atingir o processo de cura ou até mesmo apresentando recidivas da doença.
Quando não ocorre o processo de cura e a doença se torna intratável do ponto de vista médico, podemos e devemos encaminhá-lo ao que chamamos de cuidado paliativo, que nada mais é que um conjunto de de cuidados pensados e planejado para esse paciente visando proporcionar um cuidado integral, com intervenções de natureza física, emocional e espiritual
Que pode ser de caráter ecumênico ou da religião escolhida pelo paciente. Esse cuidado exige uma equipe especializada e multidisciplinar que contará com a participação de, médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, todos com o objetivo de proporcionar uma assistência qualificada e individualizada para esse paciente, porém a nossa abordagem terá como protagonista a atuação da enfermagem , por se tratar do olhar mais humanizado da enfermagem para esse paciente para enriquecer o seu cuidado de forma a proporcionar conforto, alivio e satisfação do mesmo , sendo a enfermagem a equipe de contato mais direto e contínuo desse paciente, onde normalmente ocorre uma escuta mais sensível as suas necessidades , oque possibilita um conhecimento maior das suas necessidades mais imediatas
Referencias
O que é câncer. Instituto Nacional do câncer, Rio de Janeiro, 18, abril de 2021. Disponível em: https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer. Acesso em: 18 de abril de 2021.
...