ABORDAGEM DOS CUIDADOS PALIATIVOS NO PACIENTE ONCOLÓGICO: UM RELATO DE CASO
Por: Tamires Cruz • 3/3/2016 • Trabalho acadêmico • 5.679 Palavras (23 Páginas) • 1.074 Visualizações
[pic 1]
MARIA TAMIRES OLIVEIRA CRUZ
ABORDAGEM DOS CUIDADOS PALIATIVOS NO PACIENTE ONCOLÓGICO: UM RELATO DE CASO.
JUAZEIRO DO NORTE-CE
2014
MARIA TAMIRES OLIVEIRA CRUZ
ABORDAGEM DOS CUIDADOS PALIATIVOS NO PACIENTE ONCOLÓGICO:
UM RELATO DE CASO.
Monografia apresentada à coordenação da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Medicina.
Orientador: DRA. HELLEN LÚCIA CRUZ CALDAS LINS
JUAZEIRO DO NORTE
2014
RESUMO
Os cuidados paliativos constituem uma modalidade de terapia integrada e multidisciplinar ao portador de câncer em fase avançada. O presente estudo trata-se de um relato de caso com o objetivo de avaliar os benefícios do tratamento paliativo em um paciente oncológico, fora de possibilidades terapêuticas de cura. A população será composta por um paciente portador de câncer em estágio avançado onde o tratamento escolhido para o caso foi os cuidados paliativos, tendo em vista que o procedimento curativo não é mais responsivo. O estudo será realizado na cidade de Barbalha no ano de 2014, onde será estudado um caso de um paciente que foi atendido em um hospital de referência no mesmo município no ano de 2013. A coleta dos dados será realizada através de prontuários localizados no SAME do hospital em questão. Sendo analisada idade, peso, historia de evolução da doença, interrogatório sistemático, exames físicos, laboratoriais, patológicos e radiológicos. Inicialmente será feita uma revisão de prontuário do paciente e em seguida uma pesquisa bibliográfica. Será solicitada a autorização do fiel depositário no hospital em questão em Barbalha-Ce, mantendo sempre o anonimato do paciente. A pesquisa será encaminhada ao comitê de ética e pesquisa da Universidade Federal do Ceará para sua aprovação. Obedecendo a resolução 466/12 do CNS. É esperado que o acesso ao tratamento busque amenizar sofrimentos e sintomas da doença, problemas de ordem psicológica, social e espiritual, tendo como objetivo proporcionar a melhor qualidade de vida para pacientes e sua família.
Palavras-chave: cuidados paliativos, paciente oncológico, cura.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 OBJETIVOS 7
2.1 OBJETIVO GERAL 7
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7
3 METODOLOGIA 8
3.1 DELINEAMENTO DO ESTUDO 8
3.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA 8
3.3 PERÍODO E LOCAL DO ESTUDO 8
3.4 ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO E COLETA DE DADOS 8
3.5 ANÁLISE DE DADOS 8
3.6 ASPECTOS ÉTICOS 9
4 REVISÃO DE LITERATURA 10
4.1 DEFINIÇÃO 10
4.2 AS QUESTÕES ÉTICAS NOS CUIDADOS PALIATIVOS 10
4.3 O IMPACTO DA TERMINALIDADE NA VIDA DO INDIVÍDUO 12
4.4 A QUALIDADE DE VIDA NOS CUIDADOS PALIATIVOS 13
4.5 CUIDADOS PALIATIVOS DOMICILIARES 14
5 ORÇAMENTO 16
6 CRONOGRAMA 17
APÊNDICE A 18
APÊNDICE B 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
1 INTRODUÇÃO
Os cuidados paliativos constituem uma modalidade de terapia integrada e multidisciplinar ao portador de câncer em fase avançada, sem possibilidade terapêutica de cura. Essa alternativa, descrita como de baixa tecnologia e de alto contato, busca evitar que os últimos dias do paciente se convertam em dias perdidos, oferecendo um tipo de cuidado apropriado às suas necessidades, já que o enfermo e sua família são legitimados pelo direito do paciente de morrer com dignidade (SAUNDERS, 1980).
A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1990, conceituou cuidados paliativos como o cuidado ativo e total de pacientes cuja doença não responde mais ao tratamento curativo, sendo prioritário o controle da dor e de outros sintomas e problemas de ordem psicológica, social e espiritual, tendo como objetivo proporcionar a melhor qualidade de vida para pacientes e sua família (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 1990, p.75).
O conceito de cuidados paliativos teve sua origem no movimento hospice, idealizado por Dame Cecily Saunders, que descreveu a filosofia do cuidado da pessoa que está morrendo, com o objetivo de aliviar o sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, com a finalidade exclusiva de cuidar (SAUNDERS, 1990).
...