A Audição na Arquitetura
Por: Diogo Jesus • 16/11/2020 • Trabalho acadêmico • 452 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Texto sobre a audição- trabalho
O corpo humano é composto de cinco sentidos: a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato.
Eles fazem parte do sistema sensorial, responsável por enviar as informações obtidas para o sistema nervoso central que, por sua vez, analisa e processa a informação recebida.
Cinco Sentidos
Essas capacidades estão relacionadas com órgãos ou partes do corpo humano (olhos, nariz, boca, ouvidos, pele) e correspondem às perceções do homem no mundo. Estas são realizadas por meio do processo de tradução, análise e processamento das informações sensoriais, o que muitas vezes, determinou a sobrevivência dos seres humanos, bem como dos animais no planeta terra.
O sentido que iremos trabalhar será a audição e o órgão responsável por esse sentido é o ouvido, que transmite as ondas sonoras ao cérebro, de forma a que este as converta posteriormente em informação, criando assim a nossa sensação de audição.
Para este trabalho, percebemos que os sentidos estão muito ligados à arquitetura, e esta está presente em absolutamente todos os ambientes nos quais passamos algum momento do dia. Como a audição, que envolve o som, que,
Além disso, eles também podem carregar consigo memórias afetivas que remetem a momentos inesquecíveis. Existem também objetos que reproduzem sons peculiares a partir do movimento do vento. Uma aplicação que vem sendo feita cada vez mais em projetos é a do som em locais estratégicos. Você pode posicionar pequenas caixinhas no teto de alguns ambientes como a sala de estar e o quarto, por exemplo. Quando a música é ligada, o efeito de sonoridade ambiente fica muito legal e transforma por completo aquele cômodo. Da conceção de uma casa até à praça da cidade, o arquiteto funciona como uma espécie de compositor. O seu desenho será a pauta para a execução de uma sinfonia construída para audição permanente. Os espaços funcionam como instrumentos, concebidos a produzir determinado tipo de som. A sua composição será mais agradável quanto maior for a correspondência com seus recetores, decorrente da sensibilidade do espaço à sua relação formal e material para com o indivíduo.
O grupo realizou uma visita em vários pontos da cidade de Évora para perceber melhor a audição e como tem influência nos locais. Ouvimos diversos tipos de sons, seja pessoas, pássaros, carros, músicas e muitos outros. O que nos fez perceber que em qualquer lugar, independente de onde seja, encontramos sempre sons diferentes, tendo encontrando discrepâncias entre as zonas mais amplas e zonas mais densas.
Em suma, é importante relembrar que os sons estão constantemente presentes, onde a conceção de uma casa até a uma praça da cidade, o arquiteto funciona como uma espécie de compositor. O seu desenho será a pauta para a execução de uma sinfonia construída para audição permanente.
...