A Comunicação
Por: Gilvany Bras Cunha • 3/4/2019 • Trabalho acadêmico • 516 Palavras (3 Páginas) • 221 Visualizações
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Para elaborar esta atividade, além do estudo da Unidade 6 (ZAMPRONEO, 2012), recomendamos que você leia MENESES, Isabela. A arte de palavrear. Disponível em: <http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/17/artigo133499-1.asp>. Acesso em: 9 jan. 2013.
Como lembra Joly, citado por Isabella Meneses, podemos analisar melhor um político avaliando seus discursos. Entretanto, segundo a frase atribuída a Josef Goebbels, uma mentira repetida várias vezes pode tornar-se uma verdade. Com base nisso, baseando-se nos trechos de A a F e no seu conhecimento sobre política e políticos, elabore uma dissertação argumentativa (de mais ou menos 30 linhas) em que você discuta esta questão: "Os discursos revelam as verdadeiras intenções dos políticos?".
Como você pode observar, trata-se de um tema polêmico, pois é possível argumentar que a retórica utilizada pelos políticos é a arte de enganar para convencer ou, ao contrário, que ela pode revelar reais intenções e o real comprometimento de um político.
Exponha o seu ponto de vista, argumentando de forma lógica, coerente, consistente e objetiva. Caso você faça alguma pesquisa sobre o assunto, faça uso do argumento de autoridade, não se esquecendo da referência ao autor e ao texto-fonte. Coloque no final uma bibliografia, se for o caso. Evite o uso da primeira pessoa do singular ("eu acho", "eu penso", "em minha opinião" etc.), de gírias e de frases feitas. Respeite a estrutura: introdução, desen¬volvimento e conclusão. Dê um título à sua dissertação.
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
Discussão desta questão: "OS DISCURSOS REVELAM AS VERDADEIRAS INTENÇÕES DOS POLÍTICOS?".
DEMOCRACIA E ARTIFÍCIOS POLÍTICOS
A democracia, sistema político vigente aplicado em grande parte dos estados nações, apresenta como característica inerente a participação popular como mecanismo de escolha e seleção de representantes políticos. Nesse sentido, o esclarecimento do eleitorado é de extrema importância para a aplicabilidade de uma efetiva democracia. Porém, observa-se com frequência a utilização de artifícios políticos antiéticos para a aquisição constitucional do poder.
A política se apresenta como uma solução para a divergência entre posicionamentos adquiridos sobre assuntos pautados na discussão. Assim, a consolidação de tal sistema seria maximizada se a população possuísse um real interesse pela participação das decisões efetuadas. Porém, observa-se, principalmente em países com uma nova ou não consolidada democracia, a alienação e a fácil manipulação populacional através de mecanismos de massa, a exemplo da mídia.
Segundo o geógrafo Milton Santos, a atualidade vive a revolução técnico-científico informacional, na qual, a tecnologia se tornou essencial e inerente a existência cotidiana humana. Contudo, a união direta entre retórica – discurso político que nem sempre expressa parâmetros éticos e que visa o convencimento prévio – com a tecnologia que possibilita uma maior disseminação de conteúdos e informações, mostra-se efetiva gerando um maior convencimento ao eleitorado.
Não é de hoje que
...