A Fascinante História De Emmy Noether
Por: misg23 • 9/4/2023 • Artigo • 1.489 Palavras (6 Páginas) • 64 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JUDITH GOMES DE BARROS ENSINO MÉDIO
MIRELLE GOMES DOS SANTOS
A FASCINANTE HISTÓRIA DE EMMY NOETHER
SANTA MARIA DA BOA VISTA - PE
2022
MIRELLE GOMES DOS SANTOS
A FASCINANTE HISTÓRIA DE EMMY NOETHER
Artigo Científico apresentado ao Ensino
Médio à Escola Estadual Professora Judith
Gomes de Barros, com o intuito de
apresentar a bibliografia da matemática
Emmy Noether.
Orientadora: Prof Karine Cruz
SANTA MARIA DA BOA VISTA - PE
2022
A FASCINANTE HISTÓRIA DE EMMY NOETHER
MIRELLE GOMES DOS SANTOS
RESUMO
Esta monografia aborda a vida e a obra da alemã Emmy Noether, a matemática mais importante do século. Explicando a contribuição em diversas áreas onde ocasionou a ampliação das mulheres no espaço acadêmico e possibilitou a solução de diversos problemas na conservação de energia e conceitos da física moderna. Discute-se brevemente algumas das suas principais contribuições, com fins educativos nas áreas da matemática e física. Os resultados alcançados são a respeito de suas inovações e da igualdade de gênero na educação, contribuindo para o desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Matemática. Mulheres. Educação. Desenvolvimento.
ABSTRACT
This monograph addresses the life and work of German Emmy Noether, the most important mathematician of the century. Explaining her contribution in several areas where it caused the expansion of women in the academic space and made it possible to solve several problems in energy conservation and concepts of modern physics. We briefly discuss some of her main contributions, with educational
purposes in the areas of mathematics and physics. The results achieved concern her innovations and gender equality in education, contributing to scientific development. Keywords: Mathematics. Women. Education. Development.
Introdução
Ao longo do tempo, o reconhecimento da mulher na sociedade como pessoa racional foi excessivamente ocultado, essa exclusão dificultou seu acesso desde o ensino educacional ao mercado de trabalho, comparando essas práticas a algo vergonhoso ao gênero feminino. Uma das inúmeras mulheres que vivenciou esse dilema foi a estudiosa alemã Amalie Emmy Noether que por ser mulher, a instituição não permitiu que ela se inscreveu para participar oficialmente do curso, mas a influência de seu pai fez com que Emmy fosse autorizada a assistir às aulas por dois anos. Com seu talento, Emmy Noether teve um papel extremamente importante para a matemática e a física moderna, além de proporcionar a ampliação da inclusão das mulheres na esfera acadêmica.
Emmy Noether, era a filha mais velha dos quatro filhos de Ida Amália Kaufmann e do matemático Max Noether, onde apenas dois sobreviveram. Emmy nasceu no dia 23 de março de 1882, em Erlangen, Alemanha. Em 1895, Emmy Noether ingressou em primeiro lugar na universidade de Gottinge, onde teve aulas com gênios da matemática, tornando-se uma das primeiras mulheres a conquistar seu espaço na área acadêmica. Limitada pelo o dilema da época, Emmy ensinou de forma gratuita na Universidade de Gottingen, onde ela trabalhou com matemática abstrata, inventando estruturas, como corpos e anéis, explicando o que os físicos daquela época não conseguiam resolver utilizando a álgebra já existente.
Segundo a pesquisa realizada por alunos na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Minas Gerais) e publicada em um site institucional, afirma que Emmy Noether sofreu perseguições pelo Nazismo, além de ser forçada a se mudar para os Estados Unidos onde fez parte do Instituto Avançado de Princeton, mesmo lugar onde foi acolhida por Einstein.
A importância de Emmy Noether na Ciência e na inclusão às mulheres Entre 1908 e 1919, Emmy Noether fez significantes contribuições relevantes às teorias de invariantes algébricos e campos numéricos, seu trabalho sobre invariantes diferenciais do cálculo de variações têm sido considerado um dos mais importantes para o estudo da física moderna. No mesmo ano, Emmy foi eleita para o Circolo Matematico di Palermo, devido ao
crescimento do seu reconhecimento de seu trabalho. Porém por ser mulher, só conseguiu ser contratada por influências de amigos importante, como David Hilbert, com quem ela inicialmente trabalhou sendo sua assistente, mas logo em seguida Emmy mostrou que os seus estudos possibilitou a solução de diversos problemas e ainda determinou que o teorema que leva seu nome era um dos mais importante para o desenvolvimento da física moderna, o Teorema de Noether, que afirma a relação entre a existência de simetrias e os princípios de conservação na física. Em uma pesquisa realizada por alunos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais, afirma que pode-se encontrar uma detalhada demonstração importante sobre o teorema, mostrando sua importância para a física.
Emmy Noether liderou um grupo de algebristas, entre os anos de
1920 e 1930, que auxiliou na resolução de problemas envolvendo
diferenciais. Além de ter contribuído com novos conceitos algébricos,
para Radford, cidade localizada no estado americano de Virginia.
Noether unificou a topologia e deu grandes contribuições para a
lógica, a geometria e a álgebra linear. Em suma, ela possibilitou
diversos avanços científicos e por essas razões tornou-se uma
importante figura da história da ciência, ou seja, uma mulher à frente
de seu tempo. (SANTOS, 2016)
Em 1915, Emmy Noether foi convidada para ensinar na Universidade de Gottingen, uma instituição renomada internacionalmente como um centro de investigação matemática, por David Hilbert e Felix Klein, onde ela ensinou sem remuneração, pelo fato de ser mulher. Ela usou seus conhecimentos sobre invariantes para ajudar a explorar a matemática por trás da teoria da relatividade de Einstein.
Em 1920, foi um ano bastante produtivo, quando ela produziu um significativo número de resultados. Ela ganhou muito reconhecimento trabalhando com as leis da conservação, seus estudos deram novos rumos à ciência, graças à sua notável capacidade de entender e relacionar equações.
...