A Habilidade Observacional na Educação
Por: Bruno Virtuoso de Oliveira • 8/8/2023 • Artigo • 346 Palavras (2 Páginas) • 63 Visualizações
HABILIDADE OBSERVACIONAL NA EDUCAÇÃO
Bruno Virtuoso de Oliveira¹
Neusa Denise Marques de Oliveira²
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Silva (2014, p.109) ao realizar uma análise da segunda edição da obra das autoras Lüdke e André, intitulada como “A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas”, relata que as autoras enfatizam que a constituição do processo de uma pesquisa requer todo um rigor científico ao destacar que “[...] o processo de construção do “Pesquisar” a ativa participação do professor, no ofício de pesquisador, identificando nele o papel de “servir como veículo inteligente e ativo entre o conhecimento construído na área e as novas evidências [...] a partir da pesquisa [...]” (Silva, 2014, p.109).
Ainda de acordo com Silva (2014, p.110), as autoras Lüdke e André, na segunda edição da obra publicada em 2013:
Defendem que nas pesquisas qualitativas os dados coletados são predominantemente descritivos, partindo da análise do pesquisador e de sua compreensão do todo para a reflexão sobre o que pode ser ou não elucidado, pois a descrição deve possibilitar um diálogo com o objeto. A pesquisa qualitativa então trabalha com o sentido de inteligência do pesquisador. Isso porque a preocupação com o processo é muito maior do que com o produto, pois é nessa fase que se constrói as hipóteses que nortearão a própria pesquisa e possibilitarão a formulação descritiva necessária para a construção de um novo conhecimento. (SILVA, 2014, p.110).
Segundo Silva (2014), as autoras Lüdke e André buscam por meio de seu texto falar sobre a importância do pesquisador sendo encarregado de buscar o entendimento do “todo”, e a relação do locutor com o interlocutor necessita de muita atenção e cuidado, sendo principal para a realização de uma boa pesquisa qualitativa a ideia do pesquisador se preparar, e não de se preocupar com o resultado da pesquisa, mais sim com a forma que ele conduzirá a pesquisa para que ela seja melhor aproveita. O pesquisador por meio de seu senso crítico deve buscar elaborar uma boa pesquisa para colher melhores resultados.
REFERÊNCIAS
SILVA. Wilker Solidade da. A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, MS, n.3, v2, janeiro a junho de 2014.
...