A Importância da Aprendizagem Musical
Por: Aramhel • 8/4/2016 • Dissertação • 850 Palavras (4 Páginas) • 316 Visualizações
MARA HELENA TABORDA PARODES PINTO
1151673
A importância da
aprendizagem musical
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes 2º ano do Centro Universitário Claretiano- para a disciplina de OPTATIVA DE FORMAÇÃO sob a orientação da Profª Mariana Galon da Silva.
PELOTAS / RS
2015
A importância da aprendizagem musical
Toda aprendizagem acontece mediante a troca de experiências e conhecimentos. O educador nunca conseguirá executar um bom trabalho se não procurar dialogar e trocar informações com seu educando. A bagagem que cada um trás é muito importante, e deve ser vista como um grande potencial na aprendizagem. Sendo assim o professor não apenas ensina, ele muitas vezes aprimora seus conhecimentos, ao interagir com seu aluno. O aluno, portanto não só aprende como colabora na aprendizagem de seus colegas e professores.
Com relação à música o processo é o mesmo, quanto maior a interação, melhor a aprendizagem. Atualmente com excesso e velocidade de informações tecnológicas e a falta de tempo das pessoas, pode acontecer à sufocação da musicalidade. Muitas vezes até a música esta sendo ouvida, mas não como principal acontecimento, mas sendo complementar a algo mais, como: um fundo musical, um som ao meio de uma conversa, etc. No mundo moderno tudo acontece muito depressa, a importância que se dá ao novo, muitas vezes impede a memória de rever o acontecido e, até mesmo o que esta acontecendo. A velocidade ao se propagar leva com ela muitas experiências, sem dar tempo de contemplação, principalmente com relação à música. E nesse meio as pessoas se tornam impacientes e intolerantes com relação à música, não sendo capazes de sair desta rotina veloz e se envolverem unicamente com a melodia de uma música.
Nesse momento é de grande importância o papel do educador musical que é o de proporcionar a interrupção, o desacelerar, o ouvir. Formar educandos que ouçam, não só a música. Mas pare para ouvir o outro, para ouvir a si mesmo e simplesmente ouvir. Muitas vezes o próprio professor se retrai para colocar uma música para o seu aluno ouvir, pois esta preocupada com o tempo e ele não pode “perder” tempo, pois tem algo mais “interessante” para repassar a eles, grande erro, isto só faz com que a riqueza da experiência musical seja esquecida mais uma vez. É através da música que ele poderá cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que acontece, aprender a lentidão, escutar os outros, cultivar a arte do encontro, calar mais, ter paciência e dar-se tempo e espaço.
A aprendizagem coletiva, também com relação à música é muito gratificante, pois a troca de experiências é muito importante para cada um dos envolvidos. A educação não formal onde muitas vezes a música esta vinculada a identidade cultural das comunidades, é muito importante para o aprendizado e o desenvolvimento musical. É importante desmistificar a ideia da existência de um modelo de educação musical e, perceber o quanto as práticas musicais pedagógicas são possíveis, reais e fazem parte do nosso cotidiano.
Cada comunidade tem suas experiências musicais e, o bom educador deverá explorar esses conhecimentos e colocá-los dentro de seu planejamento, assim ele irá despertar maior interesse no seu aluno. Os sons fazem parte da infância das crianças e praticamente toda criança já fez um batuque com algum objeto. Portanto a música sempre fez parte da vida de todo ser humano. A criança que vive em um ambiente, onde a música faz parte da rotina familiar, terá com certeza maior facilidade para este tipo de aprendizagem.
...