A Importancia Da Arte No Desenvolvimento
Trabalho Universitário: A Importancia Da Arte No Desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ElianeMachado • 12/6/2014 • 8.020 Palavras (33 Páginas) • 506 Visualizações
Estar vivo é estar em conflito permanentemente, produzido duvidas certezas, sempre questionáveis.
Estar vivo é assumir a educação do sonho cotidiano.
Para permanecer vivo, educando a paixão, desejos de vida e de morte, é preciso o medo e a coragem.
Medo e coragem de ousar.
Medo e coragem assumir a solidão de ser diferente.
Medo coragem em romper com o velho.
Medo e coragem em construir o novo.
Medo e coragem em assumir a educação deste drama, cujos personagens são nossos desejos de vida e morte.
Educar a paixão (de morte e vida) é de lidar com esses dois ingredientes cotidianamente, através da nossa capacidade, força vital ( que todo ser humano possui, uns mais, outros menos, em outros anestesiados) e DESEJAR, SONHAR, IMAGINAR e CRIAR.
Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos; na busca permanente da alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa, da felicidade a que todos temos direito.
Este é o drama de permanecer VIVO... fazendo educação.
MADALENA FREIRE
SUMARIO
ARTE E A IMPORTANCIA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO
RESUMO: A arte é um tema inesgotável, que tem muito a ser explorado. Trabalhar a arte não como um tema isolado, longe da realidade, distante da vida dos alunos. Mas inserido no contexto da escola e da realidade de todos que direta ou indiretamente compõe o ambiente. Pensar a arte como um processo abrangente, que trabalhe o aluno como um todo. Investindo em suas capacidades como fonte de mudanças e transformações. A arte desempenha importante papel no desenvolvimento do ser humano. Tanto emocional como afetivo, pois através da arte o ser humano pode manifestar seus sentimentos. Também é através da arte que se desenvolve a criatividade. Desenvolver na criança a criatividade é papel de todos que trabalham com educação. O envolvimento desencadeia um processo que se desenvolve na medida em que o aluno se insere nesse contexto. Não como um simples reprodutor de tudo o que vê, mas como alguém que procura através da arte resgatar a autoestima e se estabelecer como artífice de seu projeto de vida e sujeito do seu tempo.
Palavras-Chaves- Autoestima, Capacidade, Criatividade, Imaginação, Expressão, Sentimento.
Arte no desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
Esse tema surgiu a partir do momento em que fiz um curso sobre arte terapia, já gostava de artes e depois desse curso, percebi a importância da arte no desenvolvimento do ser humano e no processo educacional. A arte ajuda na concentração das crianças, relaxa e acalma. Trabalha em sala de aula, desenvolver o aluno através da arte.
O trabalho tem como objetivo refletir sobre arte e no desenvolvimento humano, entendendo melhor os seus benefícios para o conhecimento dos alunos.
Analisar através s de pesquisas qual é a função da arte na vida dos alunos. Discutir a necessidades de se trabalhar arte de uma forma que articule com os outros conteúdos, trabalhando a interdisciplinaridade.
O ensino de Arte foi tornado obrigatório no Brasil em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional- Lei 5692/71. Não havia, nesse período, curso de formação de professores de Artes nas Universidades brasileiras. por isso, em 1973, visando atender rapidamente a demanda criada pela lei, o governo criou o curso de graduação em Educação Artística, cuja modalidade em Licenciatura Curta, com duração apenas de dois anos, permitiu aos graduados lecionar no 1º Grau.
A promulgação da Constituição em 1988 tornou necessária a elaboração de nova Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. A nova LDB – Lei 9.394/96, também chamada LEI DARCY RIBEIRO, manteve a obrigatoriedade da Arte na educação básica: “ O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (artigo 26).
Visando identificar o papel atribuído ao ensino da Arte na educação formal, cuja importância justificasse a sua inclusão como disciplina obrigatória nos diversos níveis da educação básica, realizamos um levantamento das teses, dissertações e anais, publicados nos ultimo dez anos, período em que a nova LDB já tramitava no Congresso, e as discussões sobre a obrigatoriedade do ensino da arte já estava em curso. Foram considerados mais relevantes ao nosso propósito trabalhos de autores que se baseavam em dados empíricos e que tinha como preocupação o ensino da arte no contexto escolar, entre eles: CORAGEM (1989), BUORO (1994), REBOUÇAS (1995); ANAIS DA UNICSUL (1995), de CAMILLIS(1997), e FRANCO(1998).
Vários dos trabalhos consultados mencionavam a desvalorização da disciplina e do professor de arte. Diante disso pareceu-nos relevante identificar o que se aponta como indicadores dessa desvalorização, assim como, levantar os pontos apontados como causas da mesma, já que a obrigatoriedade legal nos induziria a crer no inverso, ou seja, que a Arte seria valorizada atribuindo- se, ao seu ensino na escola, importante papel.
A falta de clareza quanto à concepção sobre a função do ensino da arte na escola é, um dos fatores responsáveis pela baixa qualidade do ensino, devido ao papel determinante que exerce na relação e objetivos, métodos e conteúdos. Importante função é atribuído ao ensino da arte, pelos PCN, no que diz respeito à dimensão social das manifestações artísticas. Por ser uma forma rápida e eficaz de comunicação que por meio dos sentidos, possibilita uma relação mais ampla e diferenciada da pessoa com o meio, a obra de arte é capaz de atingir o interlocutor por meio de uma síntese ausente na exploração dos fatos.
“...
...