Origem E Importância Do Desenvolvimento Local
Trabalho Universitário: Origem E Importância Do Desenvolvimento Local. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: naninhafaria • 12/5/2014 • 1.627 Palavras (7 Páginas) • 613 Visualizações
ORIGEM E IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA
Após um período de prosperidade e de acumulação de capital, entre as décadas de 1950 e 1960, o capital passou a se deteriorar, devido a alguns fatores, como o declínio da taxa de lucro, causado pelo excesso de produção, o esgotamento do acúmulo de produção, a desvalorização do dólar ( indicando falência), a intensificação de lutas sociais e a crise do pétroleo.
Com o intuito de recuperar o padrão de acumulação de capital, várias transformações ocorreram, inclusive no mundo do trabalho e nas organizações. Começando a se vislumbrar uma crise de caráter estrutural, entre lutas de classes, principalmente com os trabalhadores se recusando a se submeter a gestão fordista e ao regime de acumulação intensiva.
O capital começa a se reorganizar respondendo à sua própria crise, em seu sistema ideólogico e político, o que gerou o neoliberalismo. As mudanças ocorrem também na produção e no trabalho, visando repor o nível de espansão anteriores do capital e a sua supremacia.
Toda essa reestrururação se desenvolve num contexto mundial, com utilização massiça de tecnologia nos sistemas produtivos, globaliação da econômia, e sofisticadas especializações da força de trabalho.
CRISE DOS ESTADOS
Algumas medidas financeiras tomadas depois da crise de 1970 dificultaram o controle estatal, como por exemplo o abandono da conversibilidade dolar-ouro em 1971, que gerou uma expansão mundial nas transações financeiras, e as empresas não finaceiras começaram a atuar como “bancos”.
Com a chamada globalização e o avanço do neoliberailmo nas últimas décadas, o Estado vem perdendo autonomia. Empresas gigantescas operando em escala mundial, sem nacionalidades, com seus interesses espalhados pelo mundo. Ests dominando setores como - automobilistico, o farmacêutico, o aeronáutico, de telecomunicações e de informática- que se encontram nas “mãos” de poucas empresas, a partir daí são planejados investimentos, politicas globais. Outro indício da perda do poder do Estado é que entre as cem maiores econômias do mundo, mais da metade é constituidas por empresas e não por países.
Com tantas turbulências e transformações os municípios começam a assumir funções antes de responsalidades de instâncias superiores, se tornando um espaço estratégico para o desenvolvimento, trazendo consequências econômicas, sociais e espaciais.No Brasil há diversas esperiências disseminadas, em relação a extratégias de desenvolvimento local, e este é motivo de estudos e debates.
POLíTICAS BRASILEIRAS PARA DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO LOCAL
Podemos citar algumas políticas de desenvolvimento local em andamento, com significados e dimensões diferentes como econômia solidária, dos arranjos produtivos locais, dos sistemas locais de inovação, do desenvolvimento local integrado e sustentável (DLIS), o PROUNI ( Programa Universidade para Todos),o PBF( Programa Bolsa Familia), Programa Minha Casa Minha vida, entre outros.
AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL-VIÇOSA-MG
Dentre tantas ações para o desenvolvimento econômico local em Viçosa , podemos citar a APL- TI de Viçosa , ou Arranjo Produtivo Local de tecnólogia com Integração,que desde 2006 vem oferecendo às Empresas de Consultorias, processos de certificação e capacitação gerencial e técnica, graças as parcerias com a SECTES,FAPEMIG e Prefeitura Municipal de Viçosa e com academias e instituições de pesquisa,UFV,INIVIÇOSA,FDV,FAGOC E Embrapa Informática com o SEBRAE e entidades afins, ADEVI, ACV,CDL, A PL Viçosa Biotec Viçosa e ASSESPRO-MG.
No final de 2008 foi realizado uma revisão onde se constatou que os resultados das ações empregadas ficaram abaixo do esperado,pois como são micro empresas, com equipes pequenas e sobrecarga de funções, em alguns momentos não podiam aplicar todo o treinamento e conhecimento passado, em alguns momentos por terem que dedicar a assuntos urgentes, noutros por grande demanda de trabalho, já que contam com numero reduzido de colaboradores.
Através da Secretaria da Agricultura, tendo como uma das pessoas envolvidas neste processo o Secretário do meio Ambiente Luis Antônio Gouveia, técnico de laboratório animal, vereador por várias vezes e também produtor rural, podemos destacar o Projeto Merenda Escolar, que visa fornecer as escolas públicas do Município de Viçosa, merenda de qualidade provenientes de produtores locais, assim são beneficiadas as crianças com alimentos de qualidade e os produtores que tem a possibilidade de aumentar sua renda, como a maioria destes, plantavam apenas para consumo ou vendiam por conta, pequenas quantidades, agora tem a venda da sua produção e renda garantidos, o que incentivou alguns a contratar mão de obra, gerando outros empregos e procurarem aprimoramento para seus cultivos.Quando da implantação do projeto, os maiores obstaculos encontrados segundo o proprio secretário Luiz Antônio Gouveia, foi fazer com que os produtores rurais acreditassem que se beneficiariam com tal programa, o segundo foi melhorar as estradas que se encontravam em péssimas condições, para que se tornasse possível o escoamento dos produtos.
VIÇOSA CIDADE EDUCADORA
Desde o inicio do século XIX Viçosa caracterizou-se como forte pólo de comercialização agrícola, tendo o café como seu principal produto, se desenvolvendo juntamente outras atividades como comércio e outros serviços associados ao cultivo e outros serviços associados ao cultivo, sendo que boa parte deste movimento vinha de produção dos municípios do entorno.Paralelo ao movimento gerado pelo café se desenvolvia o que seria no futuro a grande vocação da cidade de Viçosa, a atividade educacional.
Preocupado com a crecente queda da produtividade agricóla o então presidente do Estado de Minas Gerais Arthur da Silva Bernardes, ilustre filho da cidade, dá inicio a uma escola de médio e outra superior,o que ao longo do tempo e de mudanças resultaria na Universidade Federal de Viçosa, referência de Ensino .
Outro indicativo desta vocação são dados do PIB o Produto Interno Bruto, que levou o setor de serviço deste município a atingir 68,38%dados da fundação João Pinheiro-1999, este índice mostra um considerável acréscimo no setor de serviços principalmente atribuído as atividades educacionais.
Viçosa conta com dezenas de escolas municipais, estaduais e particulares de ensino fundamental,
...