A Importância a Musicalização no Âmbito Familiar
Por: fernando.ilibio • 17/10/2022 • Artigo • 4.456 Palavras (18 Páginas) • 95 Visualizações
FACULDADE CAPIVARI
ESPECIALIZAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO
A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NO ÂMBITO FAMILIAR:
A FILOSOFIA SUZUKI NO DESENVOLVIMENTO PRECOCE
FERNANDO NUNES ILIBIO
Capivari de Baixo, junho de 2018.
FERNANDO NUNES ILIBIO
A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NO ÂMBITO FAMILIAR:
A FILOSOFIA SUZUKI NO DESENVOLVIMENTO PRECOCE
Trabalho Final de Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização em Arte e Educação da Faculdade Capivari, sob orientação da Profª Orientadora Jadina de Farias Neves e Maiara Machado Westrup
Capivari de Baixo, junho de 2018.
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho à minha família, por todo carinho e compreensão, que aceitaram e privaram-se da minha companhia, dando-me a oportunidade de adquirir mais esta conquista.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente ao nosso Ser Supremo, por me dar força e desejo de viver.
À minha esposa Paloma de Oliveira Canhola Ilibio e minha filha Cecília Canhola Ilibio por estarem ao meu lado me apoiando carinhosamente e dando força e incentivo aos meus estudos e trabalhos.
Aos meus pais, Clésio e Alzira, pelo apoio que recebo todos os dias.
Aos meus irmãos Rafael e Mônica, pelo carinho durante toda a minha vida.
Aos meus colegas de trabalho, Escola Fundação Bradesco de Laguna, Banda Juízo Final e Quarteto Opus 4, com quem tanto aprendo todos os dias a ser melhor pessoalmente e profissionalmente.
Aos meus amigos, por aceitarem e privarem-se da minha companhia durante os estudos.
Aos meus alunos que são fontes inesgotáveis de inspiração.
À professora e orientadora Jádina de Farias Neves, por estar sempre
compartilhando seu conhecimento e experiência com muita dedicação, dinamicidade e profissionalismo.
Aos meus colegas de curso, pela constante troca de informações.
A todos os professores, coordenadores e funcionários da FUCAP pela dedicação.
A todas as pessoas que me auxiliaram na realização deste trabalho.
“Ensinar música não é o meu propósito principal. Eu quero fazer bons cidadãos [...]. Se uma criança ouve boa música desde o dia do seu nascimento e aprende a tocar [...] ela desenvolve a sua sensibilidade, disciplina e tolerância. Ela desenvolve um bom coração.” (Shinichi Suzuki)
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ....................................................................................................................... 8
- METODOLOGIA ................................................................................................................... 9
- PRIMEIROS RUÍDOS, PRIMEIROS SONS, PRIMEIRAS CANÇÕES ....................... 10
- A MÚSICA COMO MEDIADORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL ........ ...11
- SHINICHI SUZUKI E O MÉTODO DA LÍNGUA MÃE .......................................... ...12
- PROPOSTAS DA FILOSOFIA SUZUKI ..................................................................... ...14
- POLÊMICA POR TRÁS DA METODOLOGIA ........................................................ .....15
- SUZUKI NO ÂMBITO ESCOLAR .............................................................................. ...16
- CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 18
- REFERÊNCIAS .................................................................................................................... 20
RESUMO
A presente pesquisa de caráter descritivo e bibliográfico apresenta um contexto que envolve a musicalização no âmbito familiar e escolar através da filosofia Suzuki. Sabe-se que a música é forma de expressão fundamental para o desenvolvimento cognitivo-linguístico, psicomotor e sócio-afetivo. A educação musical faz-se presente em uma diversidade de contextos e espaços, portanto, proporcionar vivências musicais diversificadas, entre outros aspectos, é o principal objetivo para que a criança conheça melhor a si mesma estimulando a comunicação com o outro. Shinichi Suzuki foi um educador que trouxe inovações para a musicalização infantil que tinha como objetivo, transformar, através do seu método, bons e sensíveis cidadãos. Partindo desta metodologia, uma equipe docente preparada encontra o caminho para ensinar às crianças boas canções, despertando a curiosidade e senso crítico, além de proporcionar música enquanto arte, através de instrumentos como violino e flauta doce.
Palavras-chave: Musicalização. Filosofia Suzuki. Flauta doce.
1 INTRODUÇÃO
Em qualquer momento de nossas vidas a música influencia sensações, emoções, sentimentos e incita a produção de substâncias relacionadas ao prazer, além de estimular várias partes do cérebro, como a memória, a percepção e movimentos. As crianças têm maior facilidade em aprender algo, melhor que os adultos, sendo possível perceber esse acontecimento, também, na musicalização. Com base em inúmeros educadores musicais e suas metodologias, desde cedo, a criança é transportada ao mundo mágico e lúdico da música, sem ter a função de torná-los grandes músicos, mas levando-as a conhecer, canções, padrões básicos de afinação, ritmo e instrumentação, fazendo com que possam naturalmente se interessar pela música como arte.
Há muitos anos a importância e benefícios da música e da musicalização infantil, é discutido em seminários, simpósios e pelo Ministério da Educação, porém em nosso país existe um grande déficit nos cursos escolares destinados às crianças. Muitas metodologias foram criadas ao longo do tempo e nelas encontramos diferentes pedagogias para a musicalização.
Para o processo de musicalização devemos lembrar que as crianças quando brincam emitem sons espontaneamente e criam músicas. Desta maneira pais e educadores devem incentivar e criar o ambiente propício ao ensino musical, preferencialmente, desde o nascimento.
...