A MÚSICA PARA DESPERTAR A CRIATIVIDADE E AUTONOMIA DA APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA
Por: Claudiokasll • 29/12/2015 • Trabalho acadêmico • 744 Palavras (3 Páginas) • 604 Visualizações
Resumo:
Este é um breve trabalho que destaca o beneficio da aplicação da musica em sala de aula como ferramenta para despertar a criatividade e a autonomia na aprendizagem; aborda a questão de uso da musica como linguagem, o despertar da expressão do aluno, a percepção e os sentidos e como este universo auxilia a aprendizagem de um modo geral e em varias disciplinas.
PALAVRAS - CAHAVES: Expressão, Comunicação, Linguagem Musical, Desenvolvimento, aprendizagem.
A Aprendizagem e a linguagem musical:
O processo de aprendizagem se dá através de comunicação, trocas de ideias e experiências pessoais; este conjunto de fatores fará o individuo formar e ampliar seu universo particular através de conexões e exercícios.
O processo de aprendizagem não ocorre por si mesmo, mas é fruto da relação do individuo com o meio primariamente, e através da socialização atingirá também metas de aprendizagem.
Para promover o desenvolvimento de inteligências e habilidades, os educadores se utilizam de múltiplas linguagens que beneficiam o raciocínio tanto logico quanto abstrato e promovem trocas necessárias para diversas aprendizagens como a oralidade, alfabetização etc..
Como linguagem universal, a música serve ao educador como veiculo aos sentidos e emoções. O estudante capta o exterior, interioriza, auto explorando, reconhecendo seu sentir, organizando seu pensamento para exprimir, manifestar-se ou mesmo satisfazer suas necessidades e criatividade.
A música aplicada na educação não é um método recente. Desde o século XVI, os Jesuítas já utilizavam a musica como atrativo para realizar a catequização. As musicas eram o veiculo de aprendizagem, que transmitiam conceitos e valores católicos.
De forma similar, atualmente a musica pode estar associada a qualquer disciplina do currículo comum escolar, sendo uma ferramenta auxiliadora do aprendizado, é uma das faces da musicalização do aluno, propiciando uma compreensão progressiva das linguagens, experiências e convivência orientada; proporcionando vivencias e edificando o saber.
De maneira especifica, a música pode estimular o aprendizado e despertar a criatividade em sala de aula. Ela auxilia a criança no desenvolvimento de suas potencialidades, auxiliado no uso do próprio corpo como meio expressivo e de comunicação.
Práticas musicais na sala de aula
A partir de um trabalho musical com crianças, pode-se alcançar objetivos diversos como: desenvolvimento da linguagem, equilíbrio, percepção auditiva e rítmica, orientações temporal e espacial, movimento e principalmente a comunicação. O trabalho com ritmo musical induz as crianças ao movimento, maior atividade cerebral, além do gosto pela apreciação, canto e prática musical, dança e aceleração de seu desenvolvimento educacional.
A musica, como linguagem expressiva e veiculo as emoções e sentimentos, faz com que o aluno reconheça e organize seu próprio sentir para expressar-se e tornando-se assim um individuo mais autônomo e preparado para experimentar novos saberes.
Por outro lado, cabe aos educadores inserir a musica em seu projeto educativo, compreendendo-a e desenvolvendo um trabalho prazeroso, pois estamos inseridos numa estrutura musical, presente em nossa
...