A essência do design na iluminação
Resenha: A essência do design na iluminação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruno100190 • 21/10/2014 • Resenha • 568 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
A Essência do Design na Iluminação
O Sentido do Lugar
Para demonstrar a definição de escritório, o autor se aprofunda no tema, e demonstra a importância de ter uma visão aprofundada quando vamos desenvolver um projeto.
Para projetar um determinado espaço é necessário dissecar o que será projetado, nesse caso o ‘’escritório”.
No texto é traçado um paralelo entre a arte e a natureza, beleza e harmonia, e como a iluminação pode se beneficiar desse conjunto de referências.
O exemplo citado é de um museu, nele é demonstrado a sensibilidade que deve existir devido ser um espaço que abriga obras de arte, ele utiliza o termo sensibilidade referindo-se o grau de dificuldade, para não tornar o espaço um ambiente monótono.
É utilizado como referência, a iluminação do museu americano de história, um dos lugares mais visitados dos Estados Unidos, ano após ano, um relatório feito á partir de um estudo para iluminação deste museu, mostrou que havia uma sinfonia entre tecnologia e o espírito do espaço, foi isso que permitiu ver o que precisava ser feito e executar o que fazia sentido.
Através desse estudo, eles desenvolveram um projeto de iluminação que o foco das atenções não seria o que estava sendo exposto e sim os visitantes, de modo a tornar a iluminação estimulante para eles.
A inspiração surgiu da visão das crianças que estão naquele espaço todos os dias, a imagem delas correndo através dos esqueletos, como camundongos elétricos aproximando-se deles.
A abordagem da restauração do museu foi de transmitir uma sensação única a cada visitante, tentando recriar a sensação da era pré-histórica , onde os dinossauros caminhavam imponentes e faziam a terra tremer.
O uso criativo da luz estava entre os principais elementos de sucesso dos saguões dos fósseis, eles priorizam a iluminação natural que tempos atrás tinha sido ignorada em uma reforma, essa utilização reduziu a necessidade de iluminação elétrica, além tanto no período diurno quanto noturno.
Além de economia de energia, o mais importante era demonstrar como a iluminação poderia tornar uma atmosfera muito mais agradável aos visitantes.
Cidade... Planejamento da Iluminação Urbana
No transcorrer do texto, notamos que ele nos mostra a respeito de iluminação na cena urbana e nos evidência que não se trata apenas de luz para os veículos nas ruas, é algo mais abrangente, a imagem da cidade está ligada a sua iluminação.
Uma frase que define uma linha de raciocino para seus objetivos urbanos no que se refere a iluminação:
- não faça planos pequenos, ele não tem a capacidade de fazer o sangue correr pelas veias, e provavelmente não serão executados.
Abraçando esses princípios, ele cita que você deve partir de um ponto macro da cidade talvez de um grande parque ou um edifício público, e que o resultado precisa revelar um senso de segurança, de fácil circulação e senso de localização, onde cada área seja reconhecida pelo caráter diferenciado da sua iluminação.
Ele cita dois exemplos de que não basta apenas sonhar,
...