TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRÍTICA No filme Duplicidade

Resenha: ANÁLISE CRÍTICA No filme Duplicidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Resenha  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 3

1 ANÁLISE CRÍTICA

O filme Duplicidade conta a história de dois agentes Claire e Ray que trabalham para multinacionais da indústria farmacêutica, sendo que cada um está de uma lado de uma disputa para “ganhar” o mercado com um produto inovador. Mas, o que os executivos destas empresas não sabem é que a dupla firmou um acordo entre si – afinal, são amantes – e planejam utilizar a fórmula inovadora dos concorrentes para benefício próprio.

Como podemos observar ao mesmo tempo em que a trama procura refletir a nova ordem social e empresarial deste século se adaptando a um universo de verdadeira competitividade, ela se assemelha às antigas histórias onde um ou outro sempre tem que vencer nos negócios inimigos.

Entende-se por Inteligência empresarial o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e uteis a fim de analisar o negócio, no filme podemos dizer que isto acontece o tempo todo, uma vez que ambas as organizações estão sempre em busca de novas informações e dados referentes aos concorrentes e seus produtos, todas elas possuem uma equipe responsável pela organização e análise desses dados, e os agentes Claire e Ray fazem parte desta equipe, tal tecnologia é capaz de suporta uma grande quantidade de dados desestruturados para ajudar a identificar, desenvolver e até mesmo criar uma nova oportunidade de estratégia de negócios. O que se entende claramente no filme é a busca pela vantagem competitiva e estabilidade no mercado, este aspecto pode ser observado, pela luta que as organizações vivem durante toda a trama para roubar e patentiar primeiro uma grande idéia, não está relacionada a criação de um novo produto baseado na concerrência e sim em trapacear o lado oposto para lançar este produto primeiro, dai mencionamos a Inteligência Competitiva.

A Inteligência Competitiva é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo. Durante toda a trama as empresas trabalham com a coleta de dados, informações e análises dos mesmos, o que não se pode detectar é a presença de legalidade e ética na coleta destas informações, pois as multinacionais se preocupam mais na destruição da concorrência, isto inclui o roubo de informações e a trapaça, do que com o lançamento de um produto que possa superar o produto do concorrente. Não se é trabalhado uma fórmula e sim a melhor maneira de roubar a idéia do concorrente.

Outro detalhe da trama que devemos considerar é o absoluto sigilo das informações, onde nem a própria equipe responsável pela coleta de dados sabe o que ela esta procurando ou defendendo, o segredo é muito bem guardado e os executivos não confiam e dividí-lo nem com os seus colaboradores, pensando nisto mencionamos o cenceito de Gestão do Conhecimento que se refere à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa ele é considerado um sistema de gerenciamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com