AS MODIFICAÇÕES DO CORPO PARA O MELHOR APROVEITAMENTO NA INICIAÇÃO MUSICAL
Por: Caio Brenner • 18/11/2017 • Relatório de pesquisa • 929 Palavras (4 Páginas) • 261 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS
CAIO BRENNER SOUZA E VEIGA
DAS MODIFICAÇÕES DO CORPO PARA O MELHOR APROVEITAMENTO NA INICIAÇÃO MUSICAL
GOIÂNIA
2014
CAIO BRENNER SOUZA E VEIGA
DAS MODIFICAÇÕES DO CORPO PARA O MELHOR APROVEITAMENTO NA INICIAÇÃO MUSICAL
PROFESSORA DENISE ZORZETTI
GOIÂNIA
2014
Sumário
Resumo
- Introdução
Iniciação Musical é o início ou a introdução do processo de aprendizagem das teorias e técnicas relacionadas à música. Música é uma expressão artística por meio da vibração de tubos, cordas, lábios, palmas, etc., música é toda perturbação do meio capaz de ser ouvida e aceita pelo ouvinte.
No ensino da música o professor habilitado em Licenciatura de Ensino do Instrumento, ou Canto ou Educação Musical é o profissional responsável por passar toda informação acerca da sua graduação de forma correta para que o aluno tenha o máximo de aproveitamento. Para isso é necessário que o professor esteja munido de didática de ensino que esteja sempre pronta para adequar aos diferentes tipos de aluno, de material áudio-visual e de material literal para comprovação de suas informações. Dessa forma, o professor precisa envolver o aluno a sua aula, dando a ele o convencimento da importância da necessidade do aprendizado do que é música. Tanto para formação profissional do aluno como para a formação educacional – quando a matéria se faz necessária pela grade curricular – é papel do professor cercá-lo de informações de qualidade e materiais de boa qualidade (livros e referências) para que este não tenha problemas técnicos (no instrumento, por exemplo) e que tenha plena convicção dos ensinamentos passados. Concluindo que o professor esteja pronto para envolver-se neste tipo de trabalho, sendo cauteloso e profissional o suficiente para fazer do aluno o melhor entendedor de música será obrigação de o aluno estar disposto e convencido do papel da música na sociedade, para que este possa adquirir essas informações com o máximo de aproveitamento, pois, de nada adiantará todo esforço e conhecimento do professor uma vez que não tenha quem o absorva.
Dessa forma, colocando que quanto maior a vivência musical do músico, maior será a qualidade de sua música. A partir dessa afirmação e colocando-a como verdadeira, a iniciação musical na infância é a base para isso, ou seja, uma criança que inicia seus estudos musicais de forma correta e com qualidade, tendo uma preocupação em fazer música de forma artística terá sucesso tão logo como um profissional tendo assim uma carreira longa. Mas para a iniciação musical na infância é necessário que antes do início do processo de aprendizagem a família, o professor e o próprio aluno estejam atentos as transformações do corpo, pois é na infância onde há um crescimento ósseo significativo, uma fortificação da arcada dentária, ou seja, é importante que estejam atentos a essas mudanças para que problemas de saúde não comprometam a vida musical o aluno.
- Das Observações para com o aluno
- Crescimento Ósseo
Um bebê com um ano de vida dá seus primeiros passos, desenvolve-se o caminhar muito antes do reconhecimento como indivíduo e da fala. Somente com cerca de dois de idade uma criança desenvolve a fala e cria o senso crítico, mesmo que ainda simples. Mas mesmo com um grau de independência essa criança ainda é bastante frágil. Seu corpo não tem todos os músculos firmes nem nervos prontos para respostas rápidas. Seus ossos estão com pouca rigidez e sua altura é cerca 86 cm. Sua arcada dentária é pequena e nova – há uma transformação desta parte do corpo até os nove anos.
...