Anos 60 Na Moda
Exames: Anos 60 Na Moda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kaa_ts • 30/6/2014 • 229 Palavras (1 Páginas) • 606 Visualizações
A moda nos anos 60 foi marcada pela liberdade dos jovens, a geração “baby boom”, que foi considerada a geração revolucionária nascida no auge da sociedade consumista nos EUA. Muito rock n’ roll e movimentos de contracultura eram o que ditava o estilo daquela época. As indústrias da moda passaram a investir em roupas próprias para os jovens, sem derivações das roupas dos mais velhos, o que significava sinônimo de liberdade pra eles, já que a regra era exatamente não seguir moda. Portanto, as roupas começaram a mudar completamente em relação aos anos anteriores. As roupas comportadas deram lugar ás calças cigarretes, às pantalonas, jaquetas de couro, shorts curtos, estampas psicodélicas, olhos de sol grandes, meias de nylon, roupas unissex e a minissaia, criada pelas ruas, mas que teve forte influência pela estilista Mary Quant. Os topetes e cabelos estilo Beatles foi a tendência masculina. Os biquínis tomaram o lugar dos maiôs e a partir daí nasce uma moda mais sensual.
A partir dessa época já podemos observar o nascimento do prêt-à-porter, por ser uma época de jovens consumidores, que procuravam roupas baratas, descartáveis e prontas para serem usadas facilmente com conforto e despojamento.
Os principais estilistas da época foram Pierre Cardin e Courréges, lançando a moda futurista. Yves Saint Laurent, com o smoking e o tubinho Mondrian. Anne Klein e Oscar de La Renta, com o psicodelismo.
...