Antropologia e etica
Por: Gustavo122 • 5/10/2015 • Tese • 976 Palavras (4 Páginas) • 237 Visualizações
Gustavo Henrique Pereira - RA 1191465
Professora: Lilian Paula Degobbi Bergamo
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO
CAMPINAS - 2015
Introdução
Este trabalho foi desenvolvido em estudo ao Comportamento Organizacional e suas variáveis dentro da organização com o objetivo de entender os aspectos que influenciam em seu desenvolvimento e por fim entender as características do gestor /administrador em sua colaboração do desenvolvimento pessoal e organizacional direcionado ao alcance das metas.
Desenvolvimento
Comportamento organizacional é o estudo do comportamento dos indivíduos e grupos em situação de trabalho e seus impactos no ambiente empresarial. É uma importante ferramenta para se compreender as situações de trabalho e as relações que se estabelecem na empresa entre seus colaboradores; serve de apoio para os indivíduos e auxilia na resolução de problemas e aos grupos a alcançarem os objetivos da instituição de maneira mais eficaz; e ajuda na criação de ambientes saudáveis no qual haja confiança e um bom relacionamento interpessoal entre colegas e equipes,
Hoje em dia as empresas se preocupam mais em manter seus funcionários satisfeitos dentro do ambiente de trabalho para que o mesmo desenvolva melhor sua atividade e contribua com o crescimento da empresa.
Este estudo do comportamento do indivíduo dentro da organização promove eficácia e facilita a gestão de pessoas, pois com o resultado do estudo o gestor é capaz definir melhor e estrategicamente qual será o seu grupo de trabalho, usando o resultado é possível analisar alguns fatores que influenciam na organização, como: liderança, estruturas e processos de grupo, percepção, aprendizagem, atitude, adaptação às mudanças, conflito, dimensionamento do trabalho, entre outros que afetam os indivíduos e as equipes organizacionais.
As diversidades entre as pessoas, muitas vezes causam conflitos dentro da organização e cada vez mais os gestores precisam estar preparados para esta realidade, saber trabalhar com diversos tipos de comportamentos e ser tolerante, entender as diferenças de interesse, respeitar essas diferenças, não podendo de forma alguma demonstrar qualquer discriminação ou privilégio.
Conhecendo o comportamento organizacional é possível através do processo seletivo da empresa já desenvolver um estudo do comportamento da pessoa participante analisando seu perfil dentro do que é adequado e definido pela organização. É possível verificar a instrução necessária e quais serão suas responsabilidades e qual será o seu grupo de trabalho, dando ênfase na escolha através da competência, que é a principal característica para a escolha.
Mas é importante ressaltar também que é necessário que a empresa demonstre e ofereça um ambiente de trabalho agradável e satisfatório para o seu grupo de funcionários, buscando a melhoria do desenvolvimento organizacional através das pessoas, dando a elas benefícios para que desejem crescer profissionalmente e retribuir desenvolvendo eficazmente suas atividades.
As variáveis dependentes do estudo do Comportamento Organizacional são: produtividade, absenteísmo, rotatividade, cidadania organizacional e satisfação do trabalho. Para a empresa ser produtiva é necessário ter eficácia (lucro de metas) e ser eficiente ao mesmo tempo. É necessário evitar ao máximo o aumento do absenteísmo, considerando que, este fator afeta diretamente no custo da empresa, o que não contribui no alcance das metas e na maioria das vezes identifica a insatisfação do colaborador devido a fatores internos. A alta rotatividade na empresa também resulta na alta dos custos e geram maior impacto no funcionamento eficiente da empresa devido à constante troca de colaboradores que já estão familiarizados e treinados para desenvolver atividade específica. Quanto à satisfação no trabalho, pode-se dizer que pessoas satisfeitas com o trabalho são mais produtivas do que pessoas insatisfeitas; as organizações devem preocupar-se cada vez menos com a produtividade e cada vez mais com a qualidade de vida no trabalho, pois a satisfação é um objetivo da empresa que está relacionada com o absenteísmo e a rotatividade. E um comportamento que não faz parte das exigências de uma empresa, mas que ajuda no funcionamento eficaz da organização é a cidadania organizacional. Onde o colaborador saiba que precisa respeitar e seguir o regulamento da empresa e ser tolerantes.
...