Análise descritiva da estrutura cenográfica do programa de TV aberta brasileira Sr Brasil
Por: valeriapacheco • 21/11/2016 • Projeto de pesquisa • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 530 Visualizações
[pic 1][pic 2]
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
Trabalho em grupo (TG)
Análise descritiva da estrutura cenográfica do programa de TV aberta brasileira Sr Brasil
Kátia Valéria Pacheco de Almeida Euphrásio
RA: 1443300
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - AQUÁRIUS
2016
KÁTIA VALÉRIA PACHECO DE ALMEIDA EUPHRÁSIO
)
[pic 3]
São José dos Campos, 2016.
SUMÁRIO
- 1 - DESCRIÇÃO GERAL
- 1.1 - INTRODUÇÃO
- 1.2 - CENÁRIO
- 1.3 - GRADE
- 1.4 - CENOGRAFIA
- 1.5 – ANÁLISE FUNCIONAL
- 1.6 - CONCLUSÃO
- 1.7- FONTE
- DESCRIÇÃO GERAL
- INTRODUÇÃO
Sr. Brasil é um programa produzido pela TV Cultura com apoio do SESC.
Dirigido e apresentado por Rolando Boldrin, o programa é exibido pela TV Cultura e pela SESC TV.
Sr. Brasil dá espaço para a cultura brasileira e sua diversidade, trazendo diversos artistas consagrados e outros desconhecidos. Este programa procura dar destaque para cultura popular e tradicional do Brasil.
De acordo com Rolando Boldrin:
“A base do programa Sr. Brasil são os ritmos e temas regionais brasileiros. E vale tudo já escrito em prosa, verso e música – e até história a ser contada.”
- CENÁRIO
“Ao ser convidado, por Rolando Boldrin, para criar o cenário do programa Sr. Brasil esbarrei em um grande desafio: Como criar a ambientação para um programa cujo objetivo central é enaltecer e apresentar a cultura brasileira? Como representar um povo tão diversificado e criativo? A resposta seria: Artesanato Brasileiro”
Patrícia Maia
Produtora e Cenógrafa do Sr. Brasil[pic 4]
Figura 1
[pic 5]
Figura 2
No programa Sr. Brasil o cenário, composto por peças do artesanato brasileiro, procurando ambientar a aparesentação dos músicos convidados e as histórias contadas por Rolando Boldrin.
O efeito plástico e teatral, é espetacular e impressiona, ao mesmo tempo que emociona o público que se identifica com o espetáculo no meomnto que também sente respresentado por ele.
Assim o programa vai cumprindo sua missão sócio-cultural ao proporcionar aos artistas e artesãos que passam pelo palco o reconhecimento pelo seu trabalho.
- GRADE
Sr Brasil acontece no horário das 10h00 no Domingo e com reprise de terça para quarta as 01h30 da madrugada.
Roteiro de Músicas, causas e poemas, entrevistas, poemas.
- CENOGRAFIA
Uma das madeiras utilizadas é o compensado de Sumaúma, proveniente da floresta Amazônica. As madeiras foram extraídas de locais onde se pratica o bom manejo florestal, gerando benefícios sociais à população local, com garantia de segurança e saúde aos trabalhadores e de conservação da biodiversidade.
Patrícia Maia Boldrin afirma: “Temos agora uma casa arrumada, onde iremos agregar valores socioambientais e culturais ao projeto de divulgação dos artesãos brasileiros e suas obras.”
Além de toda esta preocupação com a montagem e utilização da madeira no cenário. O Sr. Brasil, da TV Cultura, é o primeiro programa de televisão do mundo a ter seu cenário certificado FSC®. O selo é um atestado da origem responsável, considerando os aspectos sociais e ambientais do manejo (ou extração) na floresta para a madeira usada na construção do cenário.
- ANÁLISE FUNCIONAL
O programa consiste de um cenário com cores quentes e tons fortes. A iluminação é forte e procura sempre deixar em destaque todas as decorações em cena.
No cenário encontram-se bonecas de barro, pavão de sucata, xales de fuxico, cortina de bordados e lacres de latas de refrigerante e uma infinidade de objetos. Muito deles doados por artistas, como o foi o caso do chocalho feito com caixa de filme fotográfico.
Outros são presentes de freqüentadores assíduos da platéia.
São cerca de 300 peças integrando o cenário, algo que começou com apenas 40 peças na abertura.
Roland Boldrin, com sua talentosa habilidade artística conduz todo o aspecto do programa, com o seu bom humor.
...