Quais Desafios De Gestão Do Programa Escola Aberta Para Cidadania Como Instrumento De Fortalecimento Da Escola pública, Espaço De Aprendizagens E Inclusão Social Da Comunidade Escolar Da Escola Estadual De Ensino Médio De Santo Augusto RS?
Exames: Quais Desafios De Gestão Do Programa Escola Aberta Para Cidadania Como Instrumento De Fortalecimento Da Escola pública, Espaço De Aprendizagens E Inclusão Social Da Comunidade Escolar Da Escola Estadual De Ensino Médio De Santo Augusto RS?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carloscj • 18/11/2014 • 1.493 Palavras (6 Páginas) • 1.006 Visualizações
Quais desafios de gestão do Programa Escola Aberta para cidadania como instrumento de fortalecimento da escola pública, espaço de aprendizagens e inclusão social da comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio de Santo Augusto RS?
Projeto de TCC apresentado a disciplina Pesquisa e Prática no Curso de Pedagogia, modalidade à distância para Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.
Profª. Ms Sandra Terezinha Urbanetz
CAMPO NOVO – RS
2008
1 TEMA
Quais os desafios de gestão do Programa Escola Aberta para cidadania como instrumento de fortalecimento da escola pública, espaço de aprendizagem e inclusão social da comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini de Santo Augusto RS?
2 PROBLEMA
O Programa Escola Aberta Para Cidadania, abre as portas das escolas onde funciona, derrubando muros e barreiras, trabalhando amplamente componentes de inclusão social. Mas abrir as portas da escola para todos ainda não é uma tarefa simples e gerenciar democraticamente os recursos, espaços e tempo demanda um esforço dobrado. A escola aberta é uma outra escola dentro da escola, que funciona durante os finais de semana, atraindo pessoas de todas as idades, todas as raças, todas as crenças e níveis de escolaridade tanto da comunidade local quanto dos bairros vizinhos. A escola pesquisada funciona manhã tarde e noite, possui curso técnico que funciona também no sábado o dia inteiro e a escola aberta nos sábados e domingos. É uma escola que não pára.
Transformando a escola, em um ambiente mais atraente e participativo para crianças, jovens e comunidade local, o programa contribui para diminuir a depredação do patrimônio escolar, a falta de lazer nos finais de semana e para tornar a escola um local acolhedor. E resgatando o valor social da instituição provoca um processo de mudança de atitude e comportamento entre os jovens diminuindo em muito a violência no entorno escolar.
O desafio da escola é gerenciar adequadamente os recursos humanos, financeiros e espaços e ao mesmo tempo criar processos inovadores e estratégias que ultrapassem os modelos tradicionais, que combatam a exclusão social e promovam aprendizagens, através da participação na escola aberta. Assegurando para a comunidade um ambiente protegido e valorizado, para um bom desenvolvimento da aprendizagem, novas perspectivas de inclusão social e até mesmo de geração de renda para os alunos e a comunidade local.
3 OBJETIVOS
- Identificar os principais problemas de gestão do Programa Escola Aberta Para Cidadania da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini de Santo Augusto RS.
- Analisar os procedimentos e os resultados obtidos a partir do modelo de gestão adotado atualmente.
- Comparar as atividades propostas com a proposta pedagógica estadual.
- Investigar através de entrevistas com a equipe diretiva e monitora, porque é tão difícil administrar o Programa na referida escola.
4 JUSTIFICATIVA
Em 2003, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO firmou acordo de cooperação técnica com o Governo de Estado do Rio grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Educação, para implantar o Projeto Escola Aberta para a Cidadania – PEAC em escolas da rede estadual, com o objetivo de oferecer a adolescentes, jovens e suas comunidades, em situação de vulnerabilidade social, oportunidades de acesso a cultura, ao esporte, à arte e ao lazer através da abertura de escolas públicas nos finais de semana, onde são desenvolvidas oficinas voltadas prioritariamente, para promoção e inclusão social.(Fazendo a Diferença, pág. 45)
O Programa Escola Aberta para a Cidadania, representa uma alternativa para um problema que angustia a sociedade brasileira, que é a violência da qual ninguém está livre, mas que atinge principalmente crianças, adolescentes e jovens.
Violência esta que é produto de uma colossal desigualdade e exclusão social que existe desde sempre no Brasil. Uma das causas da exclusão social está ligada a falta de espaços para lazer e as manifestações culturais e sociais da juventude. A ausência desses espaços facilita para que se criem situações cotidianas de violência, principalmente em comunidades de baixo poder aquisitivo, onde as crianças e jovens não têm nenhuma opção de lazer.
Existe uma urgência de implantação de políticas públicas imediatas que proporcionem e apóiem iniciativas de inclusão social de crianças e jovens e que também, objetivem a melhoria do ambiente escolar para que haja uma diminuição da violência, o que também é o objetivo do Programa Escola Aberta.
Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios (Declaração Universal dos Direitos Humanos, Artigo XXVII).
A Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini, está localizada em meio a 04 bairros pobres e com altos índices de violência em seu entorno, que vão desde violência familiar, drogadição, prostituição infantil, juvenil e adulta, até agressões físicas e assassinatos e situações de miséria quase que extrema, onde muitas vezes falta quase tudo.
Toda essa violência também afeta o trabalho da escola, que muitas vezes se transforma em um barril de pólvora prestes a explodir, exigindo de gestores, professores e funcionários habilidades e conhecimentos que permitam contornar as situações que se apresentam no dia a dia, para poder dar continuidade a tarefa de produzir conhecimento que é o principal objetivo da escola.
A escola possui um espaço privilegiado, principalmente para prática de esportes. Amplo pátio, quadra de esportes coberta, espaço para uma horta escolar,
...