Artes Criatividade E Recreação
Ensaios: Artes Criatividade E Recreação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandra26guerra • 14/3/2015 • 2.941 Palavras (12 Páginas) • 191 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Pedagogia
6º SEMESTRE
Arte, Criatividade e Recreação
Sandra Maria Guerra – RA - 4573898997
Karoline Aparecida Girardi – RA -4573876085
Tais Fernanda Lopes Raele - RA - 3826791308
Tutora Presencial: Rosana Haas
Tutora a Distância : Adriana da Silva Ramos de Oliveira
Sorocaba – SP
2014
INTRODUÇÃO
Arte é uma reprodução da realidade, seja um objeto, uma situação, um fato, um contexto social, ou outras. A arte favorece a expressão humana, de forma livre, expressando suas emoções, sensações, percepções, sonhos, descontentamentos, etc.
Na educação, a arte pode permitir o desenvolvimento integral do aluno, na medida em que desenvolve a livre expressão, a sensibilidade, a compreensão, as habilidades de criar, elaborar, interpretar, pensar, questionar, retratar sua própria realidade e interferir nesta.
Através da arte, portanto, se torna possível trabalhar o aluno tanto em seus aspectos físicos por meio das danças, movimentos, expressões, por exemplo, quanto emocional e espiritual através de desenhos, poesias, músicas, etc.
Esta ATPS é relevante porque enfatiza a formação de profissionais críticos, na medida em que estimula a pesquisa a respeito da arte, criatividade e recreação e seu papel no desenvolvimento da linguagem e criatividade infantil.ETAPA 1- o papel da arte e da recreação no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança
AS MEMÓRIAS DE ARTE E RECREAÇÃO
As aulas de arte e as atividades de recreação para SANDRA não foram muito marcantes. Relata que as atividades eram alguns artesanatos, que as professoras já levavam modelos prontos ou então, riscos de frutas, desenhos, flores para pintar, revistas para recortar as figuras que os professores pediam.
Quanto à recreação, ocorria durante as aulas de Educação Física ou durante o recreio. Não eram muito interativas, ao contrário, eram execuções de movimentos orientados que não estimulavam a criatividade.
A aluna TAIS se lembra desse tempo como um” tempo bom que não volta mais”, porque se relaciona a sua infância e adolescência e o respeito e apego que tem com os seus professores, as lembranças deles, é muito boa. Assim, relata as atividades de recreação como as que mais lhe marcaram, porque permitia brincar com as outras meninas.
A aluna KAROLINE conta que as suas lembranças são diferentes em ambas as áreas, porque estudou mais recentemente, quando já ocorria uma abertura em relação as artes, e daí ela estudou os diversos períodos artísticos, fazia teatros, danças, exposições, dentre outras atividades que contribuíram em muito para sua formação pessoal e como professora.
CONSIDERAÇÕES
Com base nos relatos do grupo, percebe-se que as nossas memórias em relação a arte e recreação se ligam a atividades de desenho, pintura, tirar riscos de modelos fornecidos pelo professor e atividades de amarelinha, brincadeiras com bolas, piques, nas quais os grupos de meninas eram separados dos meninos. Eram grupos grandes, sempre vigiados, controlados e dirigidos por um professor.
O que pode ser observado é que tanto a arte quanto a recreação no modelo escolar praticado há 20, 30 anos atrás não tinham como objetivo desenvolver a criatividade da criança, pois se constituíam de atividades prontas, executáveis, controladas, que serviam para cumprir com o conteúdo previsto pelo currículo e para preencher o tempo escolar.
Não era como na atualidade, quando as atividades artísticas, de recreação, assim como todas as atividades desenvolvidas na escola, devem se voltar para o objetivo de desenvolver a cidadania, a criatividade, a capacidade de tomar decisões em coletivo, na sociedade.
Ou seja, a arte e recreação, ao ser composta apenas de atividades prontas, desconectadas de um projeto maior, compromissado com a educação das crianças, não permitia ao aluno a interação com idéias diferentes, não desenvolvia o uso das diversas linguagens de forma livre e complementar pelos alunos.
ETAPA 2
a função das atividades artísticas e recreativas no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança
Para desenvolver atitudes cidadãs, o que é necessário para ter sucesso na vida nos dias atuais, quando a sociedade é dinâmica e vive em constante mutação, é preciso que a escola ofereça estratégias e recursos que estimule atitudes de respeito, solidariedade, cooperação, inquietação perante as injustiças, criticidade, proposição, capacidade de utilizar as diferentes linguagens (verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal).
É preciso favorecer no meio escolar, o acesso do aluno a um rico universo de portadores textuais, de informações, de situações-problemas, de obras de arte, musicalidade, danças, recursos tecnológicos e outras situações que estimulem e desafiem a criatividade e o desenvolvimento das múltiplas aprendizagens, articulando as diferentes áreas.
ETAPA 3
a aprendizagem por meio do lúdico e das artes
Acredita-se que para isso, os alunos precisam conhecer bons trabalhos artísticos e isso hoje é muito fácil através da internet, realizar composições próprias das varias manifestações da arte, musica, cênica, dança, visual, assim como realizar releituras de outras obras, favorecer os espaços de criação e não de atividades mecânicas como pintar desenhos e copiar textos, conforme a prática vivenciada pelos alunos na escola tradicional. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN, (Brasil 1997. pg.119) :
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve
...