Artigo Cientifico Antônio Francisco Lisboa "O aleijadinho"
Por: janaina88 • 29/7/2021 • Artigo • 4.202 Palavras (17 Páginas) • 265 Visualizações
JANAINA DE CASTRO SILVA (8022243)
Licenciatura em Artes Visuais
ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA: O ALEIJADINHO
Tutor: Prof. Wilton Luiz Duque Lyra
Claretiano - Centro Universitário
RONDONÓPOLIS
2021
ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA: O ALEIJADINHO
Resumo: As artes visuais brasileiras necessitam da compreensão da vida e trabalho dos principais artistas que compõem o vasto acervo artístico encontrado nas mais diferentes regiões do país, como as artes barrocas do mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O objetivo foi compreender a história de vida e as artes criadas pelo artista barroco brasileiro Aleijadinho. Desta forma, apresentou-se as características da vida do artista desde o seu nascimento, origem e pessoas que lhe acompanharam no decorrer de suas criações artísticas; as principais criações artísticas, tanto as esculturas como as edificações localizadas em cidades de Minas Gerais; e o estilo barroco brasileiro de suas obras com os aspectos que são encontrados nas obras e estão eternizadas nas artes nacionais. A metodologia foi uma revisão de literatura, em que se desenvolveu um levantamento de trabalhos científicos publicados entre 2003 e 2019; em idioma da Língua Portuguesa, Inglês e no Espanhol; os autores foram procurados em livros e nas bases de dados como SCIELO, CNPQ e sites de faculdades. Entre os resultados, Aleijadinho viveu entre 1738 e 1814, seu pai era português e sua mãe uma escarava africana; o reconhecimento do artista somente aconteceu mais tarde, após a sua morte, principalmente pela discriminação com sua doença degenerativa e por ser mulato; o estilo de suas obras era o barroco rococó, denominado de ‘barroco tardio’ ou ‘barroco mineiro’, com obras espalhadas por diversas cidades mineiras, principalmente nas igrejas construídas na época; Aleijadinho foi arquiteto e escultor, na fase mais jovem de sua vida fez obras com cores suaves e harmoniosas, mas com o avanço de sua doença, as esculturas e obras apresentavam um forte aspecto de mudança de humor e robustez ao serem talhadas. Conclui-se que Aleijadinho foi um dos principais artistas da arte barroca e rococó brasileiro.
Palavras-chave: Aleijadinho. Artes Visuais. Barroco Brasileiro. Rococó.
1. INTRODUÇÃO
Partindo do princípio de que a arte é indispensável na cultura de uma sociedade, a compreensão da história de vida e as obras de arte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é uma forma de dar continuidade nos ensinamentos desse mestre das artes barrocas. Esse artista e arquiteto teve uma forma única de criar suas esculturas, bem como na construção de igrejas.
O estudo se justifica pela importância do conhecimento de um dos principais artistas barrocos brasileiros, que é relevante para a formação de acadêmicos e profissionais das artes. Além disso, as obras de artes de Aleijadinho retratam o belo, informam, encantam e expressam, transmitindo fatos, pessoas, a sua época e histórias. Para os olhos de quem aprecia, o que entende depende de seu conhecimento, da experiência, da disposição do momento, na imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar.
Desta forma, é fundamental a compreensão do estilo barroco retratado nas obras de Aleijadinho e os principais materiais usados por esse artista. A problemática da pesquisa foi pautada no seguinte questionamento: qual a importância da vida e obras do artista barroco Aleijadinho para as artes brasileiras?
O objetivo principal foi compreender a história de vida e as artes criadas pelo artista barroco brasileiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Para isso, apresentou-se as características da vida de Aleijadinho desde o seu nascimento, origem e pessoas que lhe acompanharam no decorrer de suas criações artísticas; as principais criações artísticas, tanto as esculturas como as edificações localizadas em cidades de Minas Gerais; e o estilo barroco brasileiro de suas obras com os aspectos que são encontrados nas obras e estão eternizadas nas artes nacionais.
O método de pesquisa foi uma revisão de literatura, em que se desenvolveu um levantamento de trabalhos científicos publicados entre 2003 e 2019; em idioma da Língua Portuguesa, Inglês e no Espanhol. Os autores foram procurados em livros e nas bases de dados como SCIELO, CNPQ e sites de faculdades; foram excluídos artigos com deficiência na descrição metodológica quanto à incompatibilidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e que não eram estudos científicos.
2. DESENVOLVIMENTO
A arte é considerada como uma das primeiras manifestações da humanidade, expressa seus sentimentos e sensações em forma de objetos artísticos, que retratam o tempo e o espaço. Tem-se o intuito de estimular todos os sentidos humanos tanto à consciência do criador da obra, quanto do que as apreciam, dá-se um significado único e diferente para cada obra. A definição de arte varia de acordo com a época e o contexto cultural, não há limitações entre estilos e gostos (GARCIA, 2012).
A palavra artes oriunda do latim, ars, artis, significa técnica ou habilidade, é compreendida como atividades ligadas a ordem estética ou comunicativa. Desta forma, “a arte é a contemplação, é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam”. (WANNER, 2010, p. 113).
A primeira grande arte, importada pelos frades franciscanos e beneditinos, é alimentada pela riqueza aurífera e canavieira, respectivamente, de Minas Gerais e do Nordeste e transformada pelos valores artísticos locais, foi a do barroco brasileiro. Este modo de expressão foi usado a serviço da fé da Igreja Católica (REZENDE, 2011).
No século XVIII, destaca-se na região aurífera de Minas Gerais o artista Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), tendo obras arquitetônicas e escultóricas, monumentais, em retábulos e estatuetas, vê suas obras espalhadas por Ouro Preto, Sabará e Congonhas. ‘Os seus Profetas de Congonhas’ têm graciosidade e senso de distribuição no conjunto, levando-o a ser um dos maiores escultores barrocos da época (JORGE, 2006).
...