Aula Bateria
Dissertações: Aula Bateria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasredfox • 21/9/2013 • 3.151 Palavras (13 Páginas) • 542 Visualizações
- TEORIA MUSICAL:
Em toda prática existe uma teoria com o intuito de facilitar o aprendizado; na música não é diferente, por isso julgo indispensável, o estudo básico da teoria musical, para que o seu desenvolvimento tenha uma base sólida, pois facilitará a assimilação e a aplicação dos elementos técnicos e práticos que veremos nas próximas aulas.
Música: É uma arte universal. É a mais sublime criação humana. É a arte de nos expressarmos através dos sons. Os elementos que compõe a música são: Som, Ritmo, Melodia e Harmonia.
Som - É tudo aquilo que impressiona o ouvido. É o resultado da vibração dos corpos. E a qualidade pela qual distinguimos os sons é: altura, duração, intensidade e timbre.
Para que exista música é fundamental que haja os seguintes elementos: altura, intensidade, timbre e duração.
-Altura: É a freqüência do som, é a distância entre dois ou mais sons. Pode ser: grave, médio ou agudo. No caso da bateria, não utilizamos notas musicais, e sim, peças da bateria (chimbal, caixa, bumbo, pratos, etc).
-Intensidade: É a quantidade de força que é usada para executar um som. Pode ser forte ou fraco. A intensidade sonora refere-se à energia com que a onda sonora atinge nossos ouvidos.
-Timbre: É a característica que nos permite distinguir entre uma nota de mesma altura e intensidade produzida por diferentes instrumentos.
-Duração: É o maior ou menor tempo produzido pelo som. É o comprimento do som.
Outra coisa importante que também não devemos esquecer é a Dinâmica. Dinâmica é a variação de intensidade sonora, ou volume, e é usada para dar expressividade à música. A dinâmica é uma das coisas mais importantes tanto na música, quanto em qualquer área da nossa vida. Adaptando esses elementos e os relacionado com o som teremos a seguinte associação:
ALTURA = FREQUÊNCIA
INTENSIDADE = AMPLITUDE
DINÂMICA = VOLUME
TIMBRE = QUALIDADE
DURAÇÃO = TEMPO
RITMO- Conhecido também como CADÊNCIA. O ritmo está presente em todas as coisas (na batida do coração; nos ponteiros do relógio; numa marcha militar; no sistema solar; etc..), portanto ele é uma lei universal. O ritmo é completamente independente da música, mas a música não dispensa o ritmo. Para ficar mais clara a assimilação sobre o ritmo, observe, por exemplo, o “ponteiro de segundos” de um relógio, nele tem um movimento contínuo e uniforme. A cada segundo, o ponteiro se desloca precisamente. Agora tente acompanhá-lo batendo palmas. Ao fazer isso, você estará acompanhando o RITMO do relógio. O ritmo pode ser lento, médio ou rápido. Denominamos a velocidade do ritmo de “ANDAMENTO”.
Por exemplo: o andamento dos “segundos do relógio” tem uma velocidade de 60 batidas por minuto (bpm), essa velocidade é considerada lenta.
O andamento pode ter 80, 120, 200 bpm!!! Para marcarmos esses andamentos com precisão, utilizamos um aparelho chamado de “metrônomo”.
MELODIA- É um conjunto de sons sucessivos, de diferentes alturas e intervalos variados. Quando você canta: "parabéns pra você, nesta data querida...", você está cantando a melodia da música.
HARMONIA- É uma combinação de sons simultâneos. Por exemplo: um acorde; ou quando tocamos bumbo e prato ao mesmo tempo.
COMPASSO-
É uma divisão da música em partes iguais ou variáveis, e é constituído por tempos. O compasso é o responsável pela cadência rítmica da música.
Quando escutamos uma música, e a acompanhamos, batendo com o pé no chão ou batendo palmas, nós estamos simplesmente acompanhando os tempos do compasso. Os compassos podem ser: binários (2 tempos), ternários (3 tempos), ou quaternários (4 tempos). Existem ainda outros tipos de compassos com 5, 6, 7 tempos, mas não são muito utilizados na música popular.
Ex.: Imaginem que os asteristicos abaixo é algo sem compasso:
*************************************
Agora vejam os asteristicos abaixo com compasso:
|****|****|****|****|****|****|****|****|
Dessa forma fica mais organizado!
Para separar um compasso dos outros, utilizamos a BARRA DE COMPASSO.
A Bateria:
É um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percutidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas ou vassourinhas, etc.
- TIPOS DE MADEIRA DE BATERIA:
Existem diversos tipos de madeira, entre eles estão: Mogno, Maple, cedro e muitos outros. Mas estarei explicando alguns dos mais conhecidos e mais usados entre os bateristas.
1. Mogno ou Mahogany: É uma madeira de densidade média um pouco mais leve que a Maple, tem timbre médio-grave.
2. Maple: É uma madeira tonal (tone wood) ou acústica, que transmite bem as ondas sonoras e também timbre agudo.
3. Pau Marfim: Similar ao Maple, porém, um pouco mais pesada, os especialistas dizem a Pau Marfim timbra com um pouco mais de brilho que a Maple.
4. Basswood: É uma madeira de baixa densidade, respectivamente leve de baixo custo por ser mais barata no mercado de madeiras, possui uma coloração amarelo acinzentado de timbre médio-grave.
5. Imbuia: É uma madeira densa, possui um timbre grave profundo e bonito com bom aproveitamento de *sustain.
6. Cedro: É uma madeira de baixa densidade, muito leve, impermeável, visualmente muito parecida com o mogno. Muito estável, com timbre médio-grave e aveludado
- BAQUETAS:
Existe diversos tipos de baquetas, com diversos pesos, comprimentos, densidades, espessuras, etc. São sempre vendidas aos pares, pois são fabricadas para assim serem usadas.
Uma baqueta é divida nas seguintes partes:
...