TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula mary planejamento

Por:   •  7/4/2016  •  Artigo  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS[pic 1]

EMEF Prof. ÁLVARO GONÇALVES        

PLANEJAMENTO – 2016

Componente Curricular: ARTE        Ano: 9.º A B C D - Professora: Maryeldes C.G. Oliveira

LINGUAGENS

EIXOS

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

ARTES VISUAIS

APRECIAR

  • Identificar os elementos formais de uma obra visual.
  • Pesquisar materiais convencionais, inusitados e tecnológicos.
  • Envolver-se na conclusão de apreciador e produtor de objetos culturais, locais, regionais e nacionais.

  • Coletar imagens de produção visual com materiais convencionais, inusitados e com recursos tecnológicos.
  • Comparar imagens de produção visual com materiais convencionais, inusitados e recursos tecnológicos.
  • Identificar resultados visuais obtidos nas imagens produzidas com materiais convencionais, inusitados e recursos tecnológicos.
  • Opinar acerca de suas preferências e escolhas em relação à produção visual com materiais convencionais, inusitados e com recursos tecnológicos.

PRODUZIR

  • Utilizar intencionalmente, em suas produções artísticas, materiais convencionais, inusitados e tecnológicos.
  • Expressar ideias e sentimentos por meio da linguagem visual e suas modalidades.
  • Interagir com materiais inusitados e recursos tecnológicos.
  • Escolher material inusitado e técnica apropriada para criação visual.
  • Criar imagem a partir do material inusitado escolhido.
  • Registrar o percurso de criação da imagem com material inusitado.
  • Organizar portfólio para arquivo da produção visual.
  • Estabelecer uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal.

CONTEXTUALIZAÇÃO

  • Reconhecer recíproca influência e o intercâmbio entre produtores de arte obras, épocas, e as diferentes instâncias de produção artística (popular, erudita, cultural de massa, juvenil).
  • Conhecer parte da história da arte visual.
  • Pesquisar materiais convencionais, inusitados e tecnológicos.
  • Comparar produções visuais da mídia resultantes da apropriação de obras consagradas pela História da Arte.
  • Comparar produções visuais da arte resultante da apropriação de produtos da cultura de massa.
  • Identificar a recíproca influência e intercâmbio entre produtores culturais.
  • Compreender que produtores artísticos são agentes sociais de diferentes épocas e culturas.

TEATRO

APRECIAR

  • Posicionar-se criticamente em relação às soluções estéticas, bem como sobre o conteúdo das produções realizadas por diferentes grupos de alunos.
  • Realizar leitura formal de uma obra cênica.
  • Posicionar-se criticamente em relação às soluções estéticas, bem como sobre o conteúdo das produções realizadas por diferentes grupos de alunos.

PRODUZIR

  • Participar da Improvisação de cenas teatrais a partir de diferentes estímulos propostos pelo professor.
  • Criar, manter e apresentar uma peça teatral.
  • Experimentar as possibilidades do próprio corpo para comunicar e expressar sentimentos e sensações por meio de poses.
  • Improvisar cena teatral a partir do estímulo de uma pose, palavra, poesia, sons, imagem, objeto, peça de roupa, etc.
  • Estabelecer uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal.

CONTEXTUALIZAÇÃO

  • Pesquisar textos de dramaturgos de diferentes épocas e países.
  • Compreender que os objetos culturais fazem parte do patrimônio cultural da humanidade e devem ser preservados.
  • Coletar informações sobre autores teatrais e suas produções.
  • Compreender que autores teatrais são agentes sociais de diferentes épocas.
  • Compreender a produção artística como histórica, presente em diferentes culturas.

DANÇA

APRECIAR

  • Participar de atividades de apreciação de filmes, vídeos e outras imagens (fotos, desenhos, pinturas) com foco na observação dos elementos da linguagem que estão sendo trabalhados em sala de aula (fatores do movimento).
  • Participar de atividades de apreciação de filmes, vídeos e outras imagens (fotos, desenhos, pinturas) com foco na observação dos elementos da linguagem que estão sendo trabalhados em sala de aula (fatores do movimento).

PRODUZIR

  • Criar coreografias a partir da leitura de movimentos presentes em coreografias de dança moderna e contemporânea.
  • Criar coreografias a partir da leitura de movimentos presentes em coreografias de dança moderna e contemporânea.

CONTEXTUALIZAÇÃO

  • Compreender a dança moderna como movimento referente ao período da modernidade.
  • Pesquisar alguns estilos de dança de diferentes períodos da história.
  • Pesquisar contextos e a história da produção de algumas danças.
  • Coletar informações sobre estilos de dança de diferentes períodos históricos.
  • Analisar estilos de dança de diferentes períodos históricos.
  • Comparar estilos de dança de diferentes períodos históricos.
  • Identificar semelhanças e/ou diferenças formais nos estilos de dança de diferentes períodos
  • Históricos. Compreender a produção artística como histórica, presente em diferentes culturas.

MÚSICA

APRECIAR

  • Diferenciar os gêneros musicais, internacionais ou brasileiros, tradicional ou experimental.
  • Analisar usos, funções, valores das produções musicais das diversas culturas, estabelecendo relações entre elas.
  • Interagir com produções musicais de diferentes culturas.
  • Comparar produção musical de diferentes culturas.
  • Identificar usos, funções e valores das produções musicais entre diferentes culturas.
  • Compreender a produção artística como histórica, presente em diferentes culturas.

PRODUZIR

  • Criar células sonoras utilizando sons corporais, vocais e instrumentais.
  • Buscar no ambiente do entorno, sons que repetem, percebendo como se da repetição.
  • Criar células sonoras utilizando sons corporais, vocais e instrumentais.

CONTEXTUALIZAÇÃO

  • Conhecer e compreender a Música como produto cultural, histórico e geográfico.
  • Conhecer e compreender a Música como produto cultural, histórico e geográfico.

ARTES VISUAIS

CONTEÚDOS

  • Renascimento.
  • Perspectiva – figuras tridimensionais.
  • Luz – volume e cor.
  • Barroco.
  • Luz e sombra.
  • Perspectiva – representação de ambientes.
  • Romantismo, realismo e neoclassicismo.
  • Arte Contemporânea.
  • Instalações.
  •  Arte Indígena.
  • Arte com formas geométricas (Franz Weissman).
  • Desenhos e criações de objetos (Lina Bo Bardi).
  • Esculturas.
  • Cinema – TV, WEB.
  • Imagens digitais.

TEATRO

CONTEÚDOS

  • Tragédia, drama, comédia, melodrama, circo, teatro épico.
  • Peça teatral, texto, dramatização, cenário, figurino e recursos audiovisuais.

DANÇA

CONTEÚDOS

  • A dança contemporânea.
  • Relação da dança contemporânea com os conceitos atuais.
  • Relação entre as várias técnicas de dança.
  • Breve panorama da dança através dos tempos.

MÚSICA

CONTEÚDOS

  • Música popular brasileira dos anos 50 até hoje. Samba (história e diversos estilos. Rock Nacional (história e estilos), os grandes festivais – principais compositores e canções que marcaram época.
  • Formação de repertório.
  • Coleta de informações históricas da música popular brasileira dos anos 50 até hoje. Samba, Rock Nacional e os grandes festivais.
  • Apreciação da música dos anos 50 até os dias de hoje.
  • Sambas, Rock Nacional e os grandes festivais, reconhecendo suas características específicas e destacando-se alguns dos principais compositores e sua breve biografia.
  • Interpretação, reflexão e contextualização das letras das canções.
  • Canto coletivo.

ARTES VISUAIS

PROCEDIMENTOS

  • Uso dos elementos da composição visual como instrumento no fazer artístico.
  • Análise da arte como registro histórico e como produto cultural.
  • Uso do fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, intuição, reflexão, investigação, sensibilidade, imaginação, curiosidade e flexibilidade.
  • Experimentação de práticas artísticas incluindo tudo o que se integra a essa ação criadora, recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho da arte.
  • Uso de fazer artístico como experiência de comunicação humana e de interações no grupo e no meio em que está inserido.
  • Observação da perspectiva no cotidiano e no desenvolvimento de projetos cotidianos.
  • Uso da perspectiva como instrumento gráfico, artístico e técnico.
  • Uso das novas tecnologias como instrumento e expressão artística, principalmente na observação do tridimensional.
  • Observação da diversidade cultural por meio da leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
  • Uso dos recursos cênicos, por meio de ações inventivas no estimulo do improviso e das referências adquiridas.
  • Uso de técnicas e recursos plásticos para a criação de uma instalação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (360.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com