Canteiro De Obras
Monografias: Canteiro De Obras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Amandajfp • 25/2/2014 • 841 Palavras (4 Páginas) • 730 Visualizações
Construção Civil
Professor Ivan Salomão Libone.
Trabalho de conclusão de semestre
Sumário
Providencias iniciais 1
Digite o título do capítulo (nível 2) 2
Digite o título do capítulo (nível 3) 3
Digite o título do capítulo (nível 1) 4
Digite o título do capítulo (nível 2) 5
Digite o título do capítulo (nível 3) 6
1. Providencias iniciais
Antes de iniciar a execução dos projetos, deve-se tomar algumas providencias iniciais, sendo algumas de dependência dos órgãos públicos e outras do interessado.
1.2. Providencias antes de iniciar o projeto
Antes de dar início ao ante projeto, projeto... é necessário que uma visita ao terreno conferindo todas as medidas, o levantamento altímetro, o norte, situação do lote em relação à quadra que se encontra e a situação da infraestrutura do mesmo.
A Visita aos órgãos públicos é de muita importância, já que é la que podemos obter informações como se a área proposta pode ser construída, quais os recuos exigidos, a altura máxima permitida, entre outras restrições do terreno.
1.3. Antes do início da obra
Antes de dar inicia a obra é importante dotar o lugar de execução com todo o suporte necessário (infraestrutura, suporte logístico, comunicar o órgão público responsável, colocar as placas, dar atenção a legislação quando precisa de corte de arvore ou demolição...)
2. Canteiro de Obras
Para elaboração do projeto de canteiro de obras é necessário levar em conta o tamanho da obra, o volume de material a ser armazenado, do n.º de funcionários, equipes técnicas, os períodos em que estão, tanto mão de obra, quanto os materiais que deverão estar na obra. Seguindo assim juntamente com a legislação e todo o plano de necessidades possibilitando um desenvolver de projeto adequado a cada tipo de obra.
3. Locação de Obra
É passar o projeto que está no papel para o terreno, para isso é necessário o projeto de implantação, projeto de fundações, projeto de arquitetura e a definição de um referencial.
4. Fundações
Elementos estruturais cuja a função é a transferência de cargas da estrutura para a camada resistente de solo (as raízes do edifício), existe as fundações diretas (a carga transmitida é feita pela base), indiretas (a carga transmitida é feita pela superfície lateral), fundações rasas ( a cota de apoio está em tono de 2m de profundidade) e as profundas ( a cota de apoio está acima de 2m de profundidade).
Para obras de pequeno porte usa-se fundações rasas (blocos e alicerces, sapatas, radiers) ou profundas indiretas (brocas, Strauss, pré-moldadas), já nos edifícios altos de cargas elevadas usa-se fundações rasas (sapatas, radiers), diretas profundas (tubulões) e indiretas profundas (estacas (moldado no locas, concreto pré-moldado, aço).
5. Estruturas
As estruturas compõem-se de 3 etapas
5.1. Formas
Dão forma e suporte ao concreto até a sua solidificação sendo na sua maioria de madeira, porém pode ser também metálicas ou mistas.
5.2. Armação
É nesta fase da edificação que se coloca os embutidos (tubulões de agua, eletrodutos...), a fiscalização da entrega do material é d grande importância juntamente com um lugar próprio para a efetuar os cortes, dobramentos e montagem.
...