MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE CANTEIRO DE OBRAS
Dissertações: MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE CANTEIRO DE OBRAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nadis • 28/9/2013 • 787 Palavras (4 Páginas) • 1.041 Visualizações
MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO E
FUNCIONAMENTO DE CANTEIRO DE OBRAS
NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
1. INTRODUÇÃO
a) Política de Segurança
É o reforço constante da cultura de segurança e saúde no trabalho, pelo desenvolvimento das sensibilidades, pelo aprofundamento das vontades e pela disponibilização dos recursos necessários para:
> Assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável para os seus colaboradores, aplicando a legislação em vigor;
> Promover a formação e informação relativa aos riscos inerentes às actividades de todos os colaboradores, sensibilizando-os para o cumprimento das normas de segurança;
> Proteger as instalações e equipamentos de modo a assegurar-lhes adequadas condições de segurança;
> Minimizar os riscos que para as pessoas e para o ambiente possam advir do desenvolvimento das suas actividades.
A Segurança faz parte integrante da qualidade dos serviços e produtos das Empresas . Nenhuma situação ou urgência de serviço pode justificar pôr em perigo a vida de alguém.
São muito importantes quatro aspectos:
• Qualificação profissional
• Serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalhao-SESMT
• Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA.
• Ordens de Serviço sobre Segurança e Medicina do Trabalho
A qualificação profissional: Um profissional tecnico irá executar seu trabalho de maneira produtiva e segura, incluem-se todos os níveis dentro de suas respectivas atribuições,inclusive os de direção.
O SESMT têm a finalidade de promover a saúde e promover a
integridade do trabalhador no local de trabalho. O dimensionamento dos SESMT vincula-se a gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento constantes na Norma Regulamentadora de Segurança e Medicina do Trabalho, NR 4.
Os SESMT devem manter entrosamento permanente com a CIPA, dela valendo-se como agente multiplicador, e devem estudar suas observações e solicitações, propondo soluções corretivas e preventivas, conforme disposto na Norma Regulamentadora de Segurança e Medicina do Trabalho
A CIPA
Seu objetivo é "observar e relatar as condições de riscos nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos…" Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores e de todos os que interagem com a empresa (aqueles que prestam serviço a empresa).
Seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e empregados, em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho. Não obstante, a CIPA é um órgão supracorporativo e independente, não subordinado a nenhuma área da empresa nem a nenhum funcionário desta
AS ORDENS DE SERVIÇOS
As ordens de serviço são ”fichas técnicas” que explicam detalhadamente como deve ser feito àquele determinado serviço, inserido na função desempenhada pelo empregado, e quais os cuidados que deve ter, os riscos que são gerados e o que deve ser feito para monitorá-lo e fiscalizá-lo.
1. Responsabilidades e atribuições
1) Gerente de Contrato/Supervisor de Obras
Tem a responsabilidade final pela execução do Contrato/Obra, dentro
dos padrões mínimos de Segurança e Saúde no Trabalho,
estabelecidos pela legislação em vigor.
2) Engenheiros/Gerentes
São responsáveis pelo planejamento e determinação das Medidas
Preventivas para a execução dos Serviços de acordo com o Programa
de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da
Construção
...