Ciranda Dançada E Escutada
Trabalho Escolar: Ciranda Dançada E Escutada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabiohcfalcao • 22/5/2013 • 889 Palavras (4 Páginas) • 1.252 Visualizações
Ciranda
Dançada e Escutada
A origem da Ciranda
É uma dança típica que começou a aparecer no litoral norte de Pernambuco. Conhecidas como a Lia Itamaracá pelas mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando eles chegarem do mar.
Caracteriza-se pela formação de uma grande roda, geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento e repetido.
Surgiu também em áreas de zona da mata da Mata Norte do Estado. A ciranda surgiu a partir de 1970.
A história da Ciranda
A ciranda, assim como o coco em Pernambuco, era mais dançada nas pontas-de-rua e nos terreiros de casas de trabalhadores rurais, partindo depois para praças, avenidas, ruas, residências, clubes sociais, bares, restaurantes. Em alguns desses lugares passou a ser um produto de consumo para turistas.
É uma dança comunitária que não tem preconceito quanto ao sexo, cor, idade, condição social ou econômica dos participantes, não há limite para o número de pessoas que podem participar. Começa com uma roda pequena que vai aumentando, a medida que as pessoas chegam para dançar, abrindo o círculo e segurando nas mãos dos que já estão dançando. Tanto na hora de entrar como na hora de sair, a pessoa pode fazê-lo sem o menor problema. Quando a roda atinge um tamanho que dificulta a movimentação, forma-se outra menor no interior da roda maior.
Como é dançada
De mãos dadas, uma grande roda é formada por mulheres, homens, rapazes, moças e crianças. Enquanto movimentam o corpo, simulando o movimento das ondas do mar. Girando à direita, com os braços e pés em movimentos graciosos, todos ondulam os seus sonhos acompanhando as canções tiradas pelo Mestre que, quase sempre está no centro da roda ou lado. O Mestre Cirandeiro, também chamado de Puxador de Ciranda, é acompanhado por uma pequena orquestra que tem o ritmo marcado pelo zabumba e o tarol. Entretanto, é comum que esses instrumentos tenham a companhia de clarinete, trombone e piston. As pessoas repetem os versos do “puxador” da Ciranda. A Ciranda é a mais simples de todas as danças populares. Não requer prática, nem habilidade, seu ritmo lento e suave permite a participação de pessoas idosas e atrai crianças pela facilidade e singeleza.
Os instrumentos musicais utilizado na Ciranda
O ganzá, o bombo e o caixa formam o instrumental básico de uma ciranda tradicional. Às vezes, encontram-se ainda a cuíca, o pandeiro, a sanfona, ou algum instrumento de sopro.
Personalidade marcantes
A partir da década de 70 as cirandas começaram a ser dançadas em locais turísticos do Recife, como o Pátio de São Pedro e a Casa da Cultura, modificando um pouco a dança que se tornou mais um espetáculo. O mestre, contra-mestre e músicos saíram do centro da roda para melhor se adaptarem aos microfones e aparelhos de som, passando também a haver limite de tempo para a brincadeira. Compositores pernambucanos como Chico Science e Lenine enriqueceram seus repertórios, utilizando a ciranda nos seus trabalhos.
Uma
...