Comunicação e Linguagem
Tese: Comunicação e Linguagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: presley • 10/10/2013 • Tese • 1.406 Palavras (6 Páginas) • 368 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Este trabalho aborda o papel das interações sociais na sala de aula, a elaboração de ideias no processo ensino-aprendizagem necessariamente à psicologia sócio histórica como paradigma de nossas reflexões, as discussões sobre a função da escola e seu papel dentro da sociedade.
Comunicação e Linguagem
Buscando refletir sobre a dificuldade encontrada no espaço escolar ao tratar a diversidade, o pedagogo pode auxiliar o professor de certo que a inclusão se concilia com uma educação para todos e com um ensino especializado no aluno, pois o mesmo sempre direto e indiretamente depende dos educadores pois o trabalho em educar o aluno para as conquistas do futuro depende muito do aluno. A elaboração de ideias e o estudo de fatos conforme sugerimos garantem a conquista do conhecimento, desde que as atividades propostas para os alunos tenham por base as interações entre sujeito e objeto (mundo). Tais interações
permitem ao sujeito ultrapassar a impressão inicial das ideais que lhe chegam e buscar o que está além delas, oculto, mais profundo e sistematizado, de forma a instrumentalizá-lo para o exame da realidade. Não é possível, no entanto, abordar a relação entre sujeito e objeto que se desenvolve na escola sem discutir seu papel enquanto promotora do conhecimento. A criança após a aprendizagem começa a ter noção e conhecimento da vida e suas atribuições, até uma certa idade a criança fixa tudo o que aprendeu que ficará para sempre em sua mente, não se esquecendo que uma porcentagem grande continua exercendo este poder do conhecimento por muitos anos e existe uma grande parcela neste trajeto em que o aluno irá seguir que é o professor, cada um tem o seu lugar conforme citado por VYGOTSKY, nesse processo e o aluno é alguém com quem o professor pode e deve contar, resgatando sua auto estima e capacidade de aprender. Se aprimorando cada vez mais e adaptando ao universo tecnológico utilizando de toda a tecnologia que temos ao passar do tempo, isso ajuda o aluno a ser vencedor.
A teoria vygotskiana hoje vem trazendo a descoberta do aluno ao mundo que vive entre os estudos, educadores e alunos ás intervenções pedagógicas e ao ensino na construção do conhecimento. Estamos dizendo que para VYGOTSKY, é na interação entre as pessoas que em primeiro lugar se constrói o conhecimento que depois será partilhado pelo grupo junto ao qual tal conhecimento foi conquistado ou construído. Se for possível o professor pode utilizar vários artifícios para que sua aula projete um interesse ao aluno podendo crescer em conhecimento carregado de várias elaborações conforme VYGOTSKY, cabe ao educador executar a transformação de matérias arcaicas em tecnologia de ponta, facilitando assim o aprendizado do aluno a buscar seu futuro glorioso.
CONCLUSÃO
A sociedade interfere diretamente na formação humana, porém o homem também age sobre ela, ele a modifica e a edifica, mediante suas ações, seus conceitos, suas opiniões que deriva de toda uma trajetória de vida que deu origem a sua história, sua personalidade e toda sua formação como cidadão. Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito, antes de ter preconceito aprenda a entender o conceito. Não forme juízo prévio sem conhecer o assunto. A pausa oferecerá a resposta no silêncio das entrelinhas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LA TAILLE,Yves, OLIVEIRA, Marta K., DANTAS, Heloisa. Piaget, Vygotsky, Wallon:
teorias psicogenéticas em educação. São Paulo: Summus, 1992.
LURIA, Alexander R., LEONTIEV, Alexis N., VYGOTSKY, Lev S. Psicologia e
pedagogia. São Paulo: Moraes, 1991.
OLIVEIRA, Marta K. de. Vygotsky. aprendizado e desenvolvimento, um processo
histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
RIVIERE, Angel. La psicologia de Vygotsky. Madri: Visor, 1988.
SMOLKA, Ana L. B., GOES, M. C. R. (Orgs.). A linguagem e o outro no espaço
escolar. Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1993.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987
INTRODUÇÃO:
Este trabalho aborda o papel das interações sociais na sala de aula, a elaboração de ideias no processo ensino-aprendizagem necessariamente à psicologia sócio histórica como paradigma de nossas reflexões, as discussões sobre a função da escola e seu papel dentro da sociedade.
Comunicação e Linguagem
Buscando refletir sobre a dificuldade encontrada no espaço escolar ao tratar a diversidade, o pedagogo pode auxiliar o professor de certo que a inclusão se concilia com uma educação para todos e com um ensino especializado no aluno, pois o mesmo sempre direto e indiretamente depende dos educadores pois o trabalho em educar o aluno para as conquistas do futuro depende muito do aluno. A elaboração de ideias e o estudo
...