Criação audiovisual
Tese: Criação audiovisual. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wuuuut • 21/9/2014 • Tese • 1.420 Palavras (6 Páginas) • 184 Visualizações
I – OBJETIVOS
Geral: Apresentar as práticas de criação audiovisual, especialmente durante o século 20, sob a ótica da história do cinema, situando seus criadores em seus contextos, e as transformações da linguagem no período.
Específicos:
Capacitar o aluno para a percepção das diferentes transformações ao longo da história do cinema;
Apresentar diferentes formas de representação, a começar pelo melodrama, e pelas demais práticas que questionaram o sistema audiovisual;
Apresentar um diversificado e amplo espectro dos principais criadores e seus filmes na história do cinema
Capacitar o aluno a analisar o uso da imagem em movimento.
II – CONTEÚDO
Módulo 1 – A criação de uma linguagem: o cinema clássico
Dia 21/2: Introdução - A construção do olhar moderno e o cinema
Dia 28/2: Exibição “Lírio Partido
Dia 07/3: Aula Griffith
Dia 14/3: “O Encouraçado Potenkin” [1925, URSS] de Eisenstein 1
Dia 21/3: “M, o Vampiro de Düsseldorf” [1931, AL] de Fritz Lang 2
Dia 28/3: não há aula
Dia 04/4: “Os Esquecidos” [1950, MX] de Luis Buñuel 3
Dia 11/4: “Festim Diabólico” [1948, EUA] de Hitchcock 4
Módulo 2 – O cinema moderno: a desconstrução
Dia 18/4: “A Noite” [1961, IT], de Michelangelo Antonioni 5
Dia 25/4: “Acossado” [1960, FR] de Godard 6
Dia 02/5: “Deus e o Diabo na Terra do Sol” [1964, BR] de Glauber Rocha 7
Dia 09/5: “Laranja Mecânica” [1971, ING], de Stanley Kubrick 8
Dia 16/5: “O poderoso chefão” e Francis Ford Coppola [1972, EUA] 9
Módulo 3 - O cinema pós-moderno: apropriação, citação e experimentação
Dia 23/5: “A Cidade dos sonhos” [2001], de David Lynch 10
Dia 30/5: não há aula
Dia 06/6: “Dogville” [2003], de Lars Von Trier 11
Dia 13/6: Entrega dos trabalhos - comentários
III – METODOLOGIA
Aulas expositivas; exibição de filmes; seminários sobre contexto social, importância do diretor para a cinematografia e análise de filmes.
IV – AVALIAÇÃO
Apresentação de seminários em grupos
Participação em sala de aula
Trabalho final
V – BIBLIOGRAFIA
ALBERA, François (2002) Eisenstein e o construtivismo russo. SP: Cosac & Naify.
BILHARINHO, Guido (1999) O Cinema de Bergman, Fellini e Hitchcock. São Paulo: Instituto Triangulino de Cultura.
BISKIND, Peter (2009) Como a Geração Sexo-drogas-e-rock'n'roll Salvou Hollywood. SP: Intrínseca.
CHARNEY, Leo e Schwartz, Vanessa R. (2004) O Cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify.
EINSENSTEIN, Sergei. (2002) A Forma do Filme. RJ: Jorge Zahar.
DUBOIS, Philippe (2004) Cinema, Vídeo, Godard. SP: Cosac & Naify.
MANZANO, Luiz Adelmo F. (2003) Som-Imagem no Cinema, a experiência alemã de Fritz Lang. SP: Perspectiva.
XAVIER, Ismail (2003) O Olhar e a Cena. SP: Cosac & Naify.
____________ (1983) Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome. SP: Cosac & Naify
VII Bibliografia complementar
BAZIN, Andre (1997) O que é cinema? Lisboa: Horizonte.
EPSTEIN, Edward Jay (2008) O Grande filme. SP: Summus.
GOMES, Paulo Emilio Salles. (1981) Crítica de Cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
STAM, Robert (2003) Introdução à teoria do Cinema. SP: Papirus.
XAVIER, Ismail (2005). O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
____________ (1983). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme.
VIII – EQUIPAMENTO NECESSÁRIO
Televisão e aparelho de DVD
IX – ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS
Os seminários devem abordar três itens:
1 - Contexto
Aqui é importante situar o diretor em seu momento histórico, sempre relacionados à produção cinematográfica: como era a indústria do cinema naquele momento, quais outros diretores tinham obras semelhantes; a qual movimento ele pertencia. Há alguns, contudo, que o contexto não é fundamental (como o Hitchcock, portanto sempre pergunte ao professor as questões centrais)
Também é importante situar o contexto social e político, quando isso for relevante para a produção (novamente pergunte sempre ao professor sobre isso). Há diretores como Eisenstein, Godard ou Greenaway, para os quais o contexto é fundamental.
2 - Diretor
Evite fazer da vida do diretor uma seção de fofocas. A vida pessoal do diretor tem importância quando está ligada a sua produção. O fundamental é apresentar as idéias e conceitos por ele desenvolvidos em seus filmes.
Para tanto é muito importante selecionar
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