Designer Karim Rashid
Pesquisas Acadêmicas: Designer Karim Rashid. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nadila13 • 14/2/2014 • 447 Palavras (2 Páginas) • 348 Visualizações
Karim é um artista em prol da arte utilitária e democrática. Seu estilo marcado por modernas curvas está presente em construções arquitetônicas, móveis, luminárias, roupas, celulares, entre outras coisas.
As cores branco e rosa, que são marca registrada do designer. Pensando sempre na estética unida à funcionalidade, o designer tem seus projetos estampados em muitas marcas.
http://blog.estudiocc.com.br/a-elegancia-e-funcionalidade-do-design-de-karim-rashid-nos-projetos-de-interiores/
Entre suas obras de arte está a lixeira Garbino que recebeu este nome pela combinação entre a palavra lixo (garbage) e o nome da atriz Greta Garbo. A partir desta junção foi possível relacionar contraditoriamente duas faces – “lixo” e “glamour” em um produto considerado best-seller que inclusive está integrado ao acervo do MoMA (Museu de Arte moderna) em Nova York desde 1996.
Rashid o projetou com características curvas e sensuais, com design convidativo, atraente e que fosse a um preço acessível para as massas.
O produto é curvilíneo e feminino, parecendo um espartilho, simples, mas geometricamente rico, projetado para ser um receptáculo de lixo que as pessoas querem mostrar ao invés de se esconder.
Originalmente disponível em uma variedade de cores translúcidas, hoje se encontra também em polipropileno opaco.
O design do corpo parabólico e sensual se une a funcionalidade de um receptáculo de lixo onde a limpeza e higiene são explorados em seu projeto. As alças elípticas ficam acima do nível do lixo para que em nenhum momento haja contato com quem o está manuseando. O fundo côncavo e arredondado facilita a limpeza, evitando o acúmulo de sujeira e bactérias nos cantos.
Como reconhecimento de seu talento profissional, Karim tem seus trabalhos expostos em diversos museus, e ainda está presente nas coleções do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e São Francisco (SFMoMA), e também do Centre Pompidou, em Paris. Rashid é um grande designer, reconhecido no mundo inteiro. Mas é também um showman. Ele ajudou a elucidar a sua visão de foco no presente, com conceitos como o design democrático, que tem a ver com o avanço tecnológico e que permite produzir beleza por um preço cada vez mais acessível. Em seu tempo livre, Karim exercita o pluralismo através da música, arte e moda, e é determinado em explorar e tocar de modo criativo todos os aspectos da nossa paisagem física.
“Devemos ser conscientes e estar sintonizados com o mundo neste momento. Se a natureza humana é viver no passado, mudar o mundo é mudar a natureza humana.”
...