Eero Saarinen
Ensaios: Eero Saarinen. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nahh23 • 10/5/2014 • 504 Palavras (3 Páginas) • 339 Visualizações
Eero Saarinen foi um dos maiores arquitetos do séc. XX.Nascido em 1910, na Finlândia, filho do arquiteto finlandês Eliel Saarinen e da escultora Loja Gesellius-Saarinen. Mudou-se para os Estados Unidos onde se naturalizou em 1940. A carreira dividiu-se igualmente entre as atividades de arquiteto e de designer. Em 1937 iniciou um sociedade com Charles Eames, que os levou ao desenvolvimento de uma série de móveis bastante vanguardistas, premiados várias vezes no MOMA e esteve em contato com os mais inovadores designers e arquitetos do seu tempo. Saarinen morreu aos 51 anos em 1961.
Expoente de um estilo simples, funcional e democrático, Eero criou um padrão estrutural considerado até hoje paradigmático, muito reproduzido na contemporaneidade. Os prismas retangulares, utilizado em demasia na arquitetura moderna em seus primórdios, são substituídos por formas curvilíneas na obra de Saarinen, o que o classifica em tempos atuais como futurista, além do seu tempo.
Eero Saarinen cresce num meio onde as artes desempenham um papel muito importante no seu quotidiano, aprendendo desde muito novo características
como o empenho pela qualidade e profissionalismo e a noção de que um determinado"objeto"
deveria ser usado de acordo com um contexto mais alargado: "uma cadeira para uma sala, uma sala
para uma casa, uma casa para um lugar e
um lugar para uma cidade".Com formas curvilíneas projetadas a partir de estruturas inusitadas e cores marcantes, seus objetos tornaram-se referências do design.
Principais Obras Arquitetônicas:
Internacional Dulles Virgínia(1958-1962) - O edifício foi construído com pilares de concreto armado ,além de ser apoiado a um telhado de concreto curvo para cima .são 1.792 painéis de concreto pré-moldado unidas por cabos de catenária, o que permitiu o espaço interior Painéis de vidro emolduradas por metais envolvem o edifício e criam grandes áreas abertas entre as colunas ,que são ligeiramente curva em direção ao interior. Possibilitando integração com o interior do edifício.
O desenho do telhado, com painéis de concreto apoiadas por cabos de catenária, destaca-se como um recurso técnico importante do edifício e permite um grande espaço interior.
Terminal da Trans World Airlines (TWA) do Aeroporto John Fitzgerald Kennedy - O projeto do edifício expressa a intenção de Saarinen 'para interpretar a sensação de voar. cobertura é composta por duas grandes superfícies curvas. Ele é composto quatro pilares em forma de Y", Para a estrutura de concreto foi necessários métodos especiais de engenharia e construção."A grande incidência de vidro que possibilita a integração do interior com o exterior.
Hockey Ring na Universidade de Yale (1955-1959) - A estrutura possui forma semelhante ao corpo de uma baleia com seu dorso feito em concreto;
Teto feito de madeira e cabos de aço esticados, auxiliando na sustentação;
91 metros de comprimento e arquibancada para algo em torno de 2.800 espectadores.
Dinamismo estrutural: côncavos
...