Eero Saarinem
Artigos Científicos: Eero Saarinem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: milisprad • 14/5/2014 • 1.539 Palavras (7 Páginas) • 376 Visualizações
BIOGRAFIA
Crescendo em um meio no qual as artes sempre desempenharam um papel de extrema influencia não só em seu trabalho, mas também em seu cotidiano, o arquiteto e design Eero Saarinen desde cedo desenvolveu um grande afinco em apresentar em seus trabalhos um alto nível de qualidade e profissionalismo, além da noção de que um “objeto” deveria se adequar a um contexto mais abrangente, como exemplifica o dicionário Online Infopédia (2003): "uma cadeira para uma sala, uma sala para uma casa, uma casa para um lugar e um lugar para uma cidade".
Assim, os elementos que os elementos que compõem uma construção e composição arquitetônica deve se submeter ao mesmo universo formal, ao qual se fundem as estruturas com os outros elementos que definem os espaços.
Eero Saarinen, segundo a Infopédia (2003), nasceu em 1910 na cidade de Kirkkonumi, na Finlândia, seu pai Eliel era um renomado arquiteto e sua mãe Loja Geselliu era design têxtil, escultora, fotografa alem de maquetista. Porém em 1923 junto a seus pais e a irmã, Saarinen se mudou para a cidade americana de Bloomfield Hills, aonde mais tarde viria se naturalizar.
Desde criança, Eero Saarinen já apresentava grande sensibilidade artística, proveniente da educação em Hvitträsk, sendo provavelmente a grande, junto à influência familiar, razão para que o arquiteto aos doze anos de idade tenha vencido um concurso de design ( INFOPÉDIA, 2003).
Segundo afirma a Infopédia, o arquiteto passou entre 1929 e 1930 estudando escultura em Paris, na Chaumière, depois decidiu estudar arquitetura em Yale, onde se formou em 1934, após se formar passou dois anos viajando pela Europa.
Após seu regresso a Bloomfield Hills, em 1936, a Infopédia (2003) afirma que Eero Saarinen começou sua vida docente no Cranbrook Institute of Architecture and Design, onde seu pai era diretor. Mais tarde Eliel e Eero se tornaram sócios formando a “Saarinen and Saarinen”. Pai e filho trabalharam em conjunto em diversos projetos até a morte de Eliel Saarinen em 1950.
Em 1940, como afirma a Infopédia (2003), Saarinen ganha dois prêmios na área de design, e em 1947 seu trabalho como arquiteto começa a ser tornar relevando, quando Eero ganha o concurso de arquitetura para o “Jefferson National Expansion Memorial” situado em Sant Louis, no qual ele conclui que realizar um arco constituído por uma curva parabólica com cento e sessenta e dois metros, sendo concluído apenas em 1963.
Porém,
é na década de cinquenta que o arquiteto Eero Saarinen tem a oportunidade de manifestar personalidade a seu projeto, como nos trabalhos do Auditório Kresge no Massachusetts Institute of Technology, entre1953 e 1955, o Estádio de hóquei da Universidade de Yale, o Terminal da Trans World Airlines (TWA) do Aeroporto John Fitzgerald Kennedy em Nova Iorque, entre 1956 e 1962 e o Aeroporto de Dulles em Washington, entre 1958 e 1962 (INFOPÉDIA, 2003).
A Infopédia (2003) ainda afirma que após o falecimento do arquiteto,foi atribuída uma medalha do American Institute of Architects à Eero Saarinen através de um titulo pós-tumulo.
Capela do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (1955)
De acordo com Abdalla (2012), esta capela projetada pelo famoso arquiteto finlandês Eero Saarinen emprega a linguagem da luz e da forma de transmitir a espiritualidade. Localizada no Campus do Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT) e concluída em 1955, a construção é um exemplo da moderna arquitetura de meados do séc XX.
Ainda segundo Abdalla (2012) uma claraboia circular, localizada acima do altar revestido de mármore branco,emite uma luz celestial. A escultura de metal pendurada é composta de uma série de painéis de metal texturizado colocados em ângulos variados. Foi criada pelo artista Harry Bertoia. No interior, as paredes revestidas de tijolos, criam, com a luz refletida, um efeito textura. Esta obra ilustra a perfeita fusão da arte, arquitetura e iluminação. As FIG 1 e 2 ilustram a Capela.
s revestidas de tijolos, criam, com a luz refletida, um efeito textura. Est
FIGURAS 1 e 2:Capela do Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Fonte http://angelaabdalla.blogspot.com.br/2012/01/arquitetura-construida-com-luz.html
AEROPORTO INTERNACIONAL DE DULLES
Obra do arquiteto Eero Saarinem, o Aeroporto de Dulles, construído entre 1958 e 1963, está situado no estado de Virgínia, em Washington. O projeto arquitetônico foi elaborado pela empresa Eero Saarinen and Associates of Hamden e executado pela engenharia Ammann and Whitney de Nova Iorque. Foi construído após a segunda guerra mundial, atendendo a demanda da população da capital Norte Americana.
Logo após a segunda guerra mundial ficou visível a necessidade da construção de mais um aeroporto para a capital Norte Americana Washington, e no ano de 1950 para atender a demanda crescente foi liberada a construção de um novo aeroporto. A definição da área só foi definida em 1958 após muitos estudos. A área escolhida possibilitou que fosse construído um aeroporto que recebesse jatos sem interferir no contexto urbano (LOPES (2007) citado por JUNIOR (2011, p.35)).
De acordo com Morais e Pereira (2011), projetado para receber linhas aéreas de aviões jato, seu terminal foi concebido de forma simples, em um volume prismático de concreto e vidro, se diferenciando completamente no que refere à concepção plástica do Aeroporto de John Kennedy.
De acordo com Mehrtens (2001), Dulles ficou conhecido pela crítica como "o aeroporto mais bonito do mundo" e como a obra prima de Saarinen. Sobre a concepção do projeto Saarinen escreveu que a arquitetura oficial era tradicionalmente estática e que o aeroporto de jatos, opostamente a essa postura, expressaria o movimento e a agitação inerentes às modernas viagens aéreas. As FIG. 3 e 4, a seguir, ilustram o Aeroporto de Dulles.
FIGURA.3: Aeroporto de Dulles
Fonte: http://www.visitingdc.com/airport/dulles-airport-address.htm
FIGURA 4: Aeroporto internacional de dulles Fonte:http://pt.encydia.com/es/Aeroporto_Internacional_Washington-Dulles
Para Lopes (2007) citado por Junior (2011) o arquiteto Eero Saarinen não queria simplesmente projetar um aeroporto, ele queria encontrar a “alma do aeroporto”.
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