Eisenstein
Seminário: Eisenstein. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: polochonchon • 13/6/2014 • Seminário • 291 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
Sergei Eisenstein nasceu a 23 de Janeiro de 1898 em Riga, na Letónia
Estudou Engenharia
Frequentou as produções teatrais vanguardistas de Meyerhold e Yevreinov.
Depois da revolução de Fevereiro de 1917 vendeu os seus primeiros cartoons políticos, assinando como Sir Gay, a diversas revistas de Petrogrado.
1918 se inscreveu no exercito vermelho
Em 1920 abandonou o exército e ingressou na Academia Geral de Moscovo onde se juntou ao Teatro dos Trabalhadores Proletkult como desenhador de cenários e de guarda-roupa.
Ganhou fama com “O mexicano”
Trabalho mais importante “O sabio”
Estudou os filme de Griffith, as experiências de montagem de Lev Kuleshov e as técnicas de re-edição de Esfir Shub.
Acreditava que o seu dever como artista era contribuir para a criação de um novo estilo de vida para o seu país
Abraçou o meio filmico como uma das mais eficientes ferramentas ao serviço da propaganda comunista.
Seu primeiro longa “A greve”
O cinema é essencialmente fragmento e montagem.
Objetivo do cinema: Agir sobre a mente dos espectadores, atraves da montagem, de modo a levá-los a reconhecer a realidade do seu papel na realidade sócio-histórica
Consciencialização pelo espectador através da emoção “ sair para for a de si”
A montagem é a associaçao de elementos unitarios de filmes que Eisenstein designa como fragmentos.
A combinaçao de fragmentos produz um novo sentido: Ele associou a mesma imagem do rosto de um actor com outras três imagens diferentes: um prato de sopa, um caixão de criança e uma provocante mulher seminua o que representava a fome, dor e desejo sexual
O fragmento é além disso decomposto em diversos elementos internos (parâmetros): a luminosidade, o contraste, a duração, a cor e outros
As relações entre fragmentos e parâmetros são sobretudo de conflito
O conflito é o princípio fundamental que subjaz às obras de arte.
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