Estagio Supervisionado em Artes Visuais
Por: janete321 • 25/4/2015 • Monografia • 3.011 Palavras (13 Páginas) • 939 Visualizações
ARTE, EDUCAÇÃO E CULTURA
Joana Alves da Silva
Lucymeire Teixeira Rocha
Romilda Aparecida Moreira e Silva
Sandra Rodrigues de Sousa Nigri
RESUMO
Esse texto abordará assuntos relativos ao estudo da Arte, como cumprimento de exigências da grade curricular do Curso de Artes Visuais à distância UAB II. O tema abordado será referente ao que observamos das ações da professora de Artes e alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Virginio Santillo. Diante de tanta riqueza que nossa cultura nos proporciona, refletiremos como o estudo da Festa Junina, poderá contribuir com o ensino de Artes Visuais, com foco em aumentar o interesse dos alunos em participar das aulas, além de ampliar sua aprendizagem, valorizar e manter a cultura.
PALAVRAS CHAVE: Artes Visuais, Festa Junina, falta de interesse, aprendizagem.
I - PARTICIPANTES DO GRUPO D – JOANA ALVES, LUCYMEIRE, ROMILDA E SANDRA.
Joana Alves da Silva - iniciou o curso por meio do incentivo que recebeu da direção da escola que trabalha. Informei-me e constatei que o curso em questão atendia todas minhas expectativas, como por exemplo, era gratuito, sendo a distância com propostas que adaptava as minhas necessidades, oferecendo flexibilidade de horários, me proporcionando ensino de qualidade, autonomia, interação, além de proceder de uma instituição renomada e com equipes qualificadas.
Lucymeire Teixeira Rocha - pressionada pela direção do colégio que trabalha a fazer um curso superior, ingressou no curso de pedagogia presencial em faculdade particular e como tinha dificuldade em comparecer as aulas e efetuar o pagamento, buscou nova opção, descobrindo o curso de licenciatura em Artes Visuais a distancia pela UFG, diante da idoneidade profissional e institucional, se qualificou para ingressar na Universidade.
Romilda Aparecida Moreira e Silva - demonstrou interesse em fazer do curso, por testemunhar a experiência de sua Irmã que se inscreveu no curso de pedagogia a distancia anteriormente. Outra questão que despertou seu interesse em realizar o curso foi por se tratar de ensino de qualidade e por oferecer opções quanto aos horários, além de ser gratuito e não ser necessário deslocar de sua residência.
Sandra Rodrigues de Sousa Nigri - despertou interesse em participar do curso, diante da experiência vivida por sua prima na turma de Artes Visuais UABI. Sempre pensou em fazer outra graduação além da pedagogia, quando a oportunidade surgiu e não o deixou passar.
Percebemos que seria mais cômodo participar das aulas a distancia, por causa de disponibilidade quanto aos horários e todas se submeteram ao processo seletivo e obtiveram êxito.
Diante das visitas e observações realizadas pelo grupo, percebemos a falta de interesse dos alunos em sala de aula. Começamos a refletir de que maneira conseguiríamos estimular, instigar e motivar os alunos para melhorarem seu desempenho escolar. Resolvemos que apresentaríamos conhecimentos referentes à cultura por meio da Festa Junina.
Para (Rafaella Clarice Rodrigues Santos e Kleber Rodrigues Santos), ”A disciplina de artes ainda é vista na escola como componente curricular menos importante. Essa situação resulta a falta de incentivo cultural no país, que por sua vez provém da má qualidade da educação”.
Sentimos a necessidade de conseguir informações das aulas de Arte, para tal no dia dois de maio, fizemos algumas perguntas para alunos da terceira série. Perguntamos o que achavam das aulas de artes e se achavam que precisava de algum conteúdo a mais.
- “Kar” aluna com 16 anos - disse que quer ver mais conteúdo sobre os artistas; falou que há muita teoria nas aulas de artes, sugeriu aulas mais dinâmicas, diz que é difícil interagir a escrita com a fala.
- “Cleo” aluna com 16 anos - Disse que o conteúdo ministrado é normal, sugeriu saber um pouco mais sobre arte popular e arte contemporânea.
- Eme, aluno com 18 anos - Diz que falta conteúdo sobre a arte na antiguidade; sugeriu que haja mais oficinas de desenho, pintura e outras técnicas.
- Jota, aluno com 20 anos - Pra ele fica a desejar, acha que é necessário mais conteúdo sobre teatro, artes plásticas, história da arte e disse que na semana seguinte, iria concluir um curso de Teatro, justificando seu interesse em saber sobre o assunto.
Ao percebermos o desinteresse dos alunos na participação das aulas de artes, buscamos por meio de investigação, novas possibilidades com intenção de inovar e alcançar o conhecimento dos alunos.
Para (Angela Maria, Nadiane Martins e Cíntia Millena), “Envolver o educador e abrir canais de expressão dos alunos pode ser um caminho no sentido de afirmar a importância da arte como direito social e como elemento importante na consolidação de um homem integral”.
II - REFERENTE AS OBSERVAÇÕES NO COLÉGIO ESTADUAL VIRGINIO SANTILLO.
Escolhemos o Colégio Virginio Santillo, situado no bairro Maracanã e durante os 5 dias que estivemos no colégio, observamos o comportamento dos estudantes e professores.
Após três tentativas frustradas de contato, com a coordenação do turno noturno do Colégio Virginio Santillo, agendamos a primeira visita. Depois da terceira tentativa fomos bem recebidas pela coordenadora e demais funcionários do colégio e também pelos alunos. O grupo compareceu ao colégio em 09 de abril de 2013, foram recebidas pela coordenadora pedagógica, professora Sonia, na ocasião falaram sobre a necessidade de fazer estágio e solicitamos para que fosse realizado nesse colégio, pedimos permissão para estagiar junto as turmas do Ensino Médio no período noturno, a mesma confirmou a disponibilidade, contanto que desenvolvêssemos um projeto junto as turmas, como forma de contribuir para o engrandecimento das aulas de Arte. Tanto a coordenadora, como a professora Ione, deixou claro a necessidade de ter professores com métodos inovadores para instigar os alunos a participar das atividades propostas.
Da estrutura física do prédio, observamos que o colégio oferece um ambiente limpo, bem ventilado, quanto a claridade tem algumas lâmpadas que precisam ser substituídas, as salas são amplas, as carteiras sem luxo, porém confortáveis, os quadros negros e/ou brancos bem conservados, a maioria das salas contém câmeras de segurança, as demais instalações do colégio encontra-se em bom estado para uso. Conforme figuras 1, 2, 3, 4, 5 e 6, as imagens foram feitas pelo grupo, no matutino, para melhor perceber a conservação dos ambientes. Sentimos também falta de uma área, ou seja, um espaço coberto para realização das aulas de ateliês.
...