Estimulos Para Crianças
Pesquisas Acadêmicas: Estimulos Para Crianças. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cpropaga • 4/5/2014 • 2.649 Palavras (11 Páginas) • 198 Visualizações
de 4 a 6 anos
A imaginação da criança é importante para seu desenvolvimento.
A criança gosta de brinquedos e objetos para brincar e criar. É importante que a família estimule a criança a criar, elogie e valorize o que ela faz. Verifique se, na sua casa e na pré-escola, existem materiais variados para a criança brincar e criar. Quando a criança está à vontade e não se preocupa com o que os outros pensam sobre ela, expressa melhor a sua criatividade. Criança gosta que as pessoas valorizem o que ela já sabe fazer.
11 A criança e a criatividade O que minha criança gosta e sabe fazer?
A criança de 4 a 6 anos
A criança gosta de cantar, de ouvir a própria voz e que cantem para ela. É bom mostrar para a criança que a vida é cheia de sons e melodias. O tic-tac do relógio, o trem passando, a chuva caindo, o chiado da panela de pressão, tudo produz som e tem ritmo. A criança gosta quando seus pais constroem para ela instrumentos musicais com objetos existentes na casa, pode ser flauta de pedaço
A criança e a música
A pré-escola e a família devem proporcionar à criança a oportunidade de criar suas próprias danças, cantos e músicas.12
A criança de 4 a 6 anos
Leia, cante, imagine e entre num mundo encantado.
de bambu, tambor de lata, chocalho de latinha com pedra dentro, reco-reco de madeira. Esses brinquedos simples ajudam a criança a se desenvolver e a criar sons, ritmo e melodia. É importante que a família esteja atenta ao que a pré-escola ensina para a criança, como são os seus desenhos e que músicas sabe cantar.
Por que a música é importante?
Por meio da música, a criança aprende, em casa ou na pré-escola, a expressar sentimentos, a dançar com harmonia e produzir sons e ritmos. Muitos objetos que existem em casa podem virar instrumentos musicais. É importante pedir para ouvir as músicas que a criança aprendeu a cantar e para ver os desenhos e as pinturas que ela fez na pré-escola. A família deve valorizar o que a criança sabe fazer e acompanhar o que a pré-escola está ensinando e o que ela está aprendendo na comunidade.
12 A criança e a música A criança de 4 a 6 anos
A música aproxima as pessoas, diverte e desenvolve a criatividade.
A criança precisa ter contato desde cedo com materiais impressos, como livros, revistas e folhetos. Assim, ela aprende que a palavra escrita e as ilustrações comunicam idéias e pensamentos. Nessa idade, a criança gosta de ouvir histórias que as pessoas lêem em livros para ela. Gosta também de pegar um livro e fazer de conta que está lendo. A família pode construir pequenas histórias, junto com a criança, com materiais disponíveis em casa. Revistas, folhetos e jornais de propaganda têm muitas figuras que podem ser recortadas para ilustrar o livro de histórias.
Pais que mostram para a criança palavras escritas estão preparando-a para, mais tarde, aprender a ler e escrever. Atenção: •Observe se a criança tem acesso a materiais escritos. •Estimule as famílias a reunir livros e revistas e a ler para as crianças. •Identifique contadores de histórias, ou escritores, para animar rodas de leitura na comunidade.
A criança e os materiais impressos
Contar histórias cheias de magia, aventura e suspense estimula a criança a querer ler e escrever.
13
A criança de 4 a 6 anos
Lugar de livro não é na estante, é nas mãos das crianças.
A criança precisa ter contato com a palavra escrita e as figuras dos livros, revistas e folhetos. Os adultos devem ler para ela histórias, cartas, notícias no jornal, folhetos, anúncios na rua. Fazer de conta que está lendo um dos livros fortalece a imaginação e prepara a criança para aprender a ler e escrever. A escrita e as ilustrações são importantes, pois comunicam idéias, servem para planejar ações e não esquecer das coisas importantes.
13 A criança e os materiais impressos Por que é importante que a criança tenha livros?
A criança de 4 a 6 anos
A televisão traz para dentro das casas informações, cultura e lazer. Não se sabe com certeza em que a televisão ajuda e em que prejudica o desenvolvimento da criança. O que se sabe é que a criança não deve passar a maior parte do tempo vendo televisão, porque isso impede que participe de outras atividades e brincadeiras, e expõe a criança a programas não recomendáveis para a sua idade.
A criança e a televisão
14
Crie um mundo de fantasias: incentive a leitura.
A criança de 4 a 6 anos
A televisão não pode substituir as outras atividades e brincadeiras da criança.
A família deve conversar com a criança e orientá-la sobre o que ver na televisão, pois é a responsável por acompanhar o que a criança pode assistir. É importante que a família assista aos programas junto com a criança e converse com ela sobre o que viram. Os valores expostos pela televisão não podem anular ou substituir aquilo que as famílias acreditam e praticam.
A criança não deve passar muitas horas do dia vendo televisão, porque: •A programação da tv não deve substituir as atividades e brincadeiras. •Nem todos os programas são próprios para a criança. •Criança precisa brincar com outras crianças. •Aumenta o risco de obesidade infantil, pois as crianças ficam paradas e comem mais salgadinhos e doces em frente da televisão. A família tem a responsabilidade de selecionar o que a criança pode ver na televisão.
A criança e a televisão
A família precisa conversar com a criança sobre o que ela vê na televisão. Os valores da família são mais importantes do que aqueles que a televisão transmite.
14
Quanto tempo minha criança passa vendo televisão?
A criança de 4 a 6 anos
Isso é muito melhor do que ver televisão.
Nessa fase, a criança entende melhor o valor da alimentação para a sua saúde. É bom falar para a criança o que os alimentos fazem dentro do corpo:
•Legumes,
...