Film Luther
Seminário: Film Luther. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ArlindoDru • 2/12/2014 • Seminário • 861 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
O filme Lutero relata a história de Martinho Lutero, durante a fase da reforma protestante.
O início do filme mostra Lutero no meio de uma tempestade, Lutero diz a Deus que se tornaria padre se não fosse atingido por um raio. Depois disto, Lutero passa a se dedicar a Deus.
Quando ia fazer sua primeira missa, com seu pai o observando, Lutero, quando ia levantar o cálice, acaba se "desconcentrando e derrubando" o vinho. Seu pai fica decepcionado e vai embora.
Lutero é mandado a Roma para que conhecesse de perto o centro da igreja católica. Em Roma Lutero percebe os "crimes" que a igreja cometia, como a compra de indulgências, onde a pessoa só sairia do purgatório e iria para o paraíso se pagasse à igreja. ve padres rompendo o celibato (no qual era proibido a relação física com outro individuo), prostituição.
Depois de se formar em teologia, o principe passa a proteger Lutero, pois percebe a sua habilidade e seu conhecimento.
Lutero costumava conversar com o diabo e dizia que o mesmo provocava - lhe tentações.
Em Roma, Lutero também viu pessoas darem o pouco que tinham para ganharem a salvação.
Algumas pessoas, ao comprarem o papel das indulgencias, procuraram Lutero, e ele se mostrava contra elas, e dizia que era apenas um papel inventado pelo homem. E dizia que a paz de espírito era conquistada pelo amor em Cristo, que era conquistada pela bíblia.
Demonstrando sua insatisfação com a igreja, Martinho publicou as suas 95 teses e coloca o documento na porta de sua igreja, para avisar o povo. Sua arma era escrever as coisas em alemão, fazendo asswim que toda a população fosse capaz de ler.
Depois disto Lutero recebe uma intimação e teria que ir à Roma para revogar tudo o que havia escrito sobre a igreja católica. O representante do cardeal manda ele deitar com o rosto no chão, quando visse o cardeal, e dizer apenas uma palavra: "revogo".
Lutero diz que faria isto, mas quando ele fica frente a frente com o cardeal, ele fica com o rosto no chão, mas começa a debater e acaba sendo "expulso, pois não havia revogado sobre aquilo que havia escrito.
Seu guia diz que não poderia mais ajudá - lo, pois senão teria que entregá-lo.
Lutero é chamado para ser julgado em Roma, mas o principe que o protegia consegue convencer o imperador para que fosse em sua própria terra, Alemanha.
Sei julgamento ocorre na cidade de Worms, e onde estão presente diversos cardeais, principes, o imperador. Quando o julgamento começa Lutero é questionado, perguntam se aqueles livros e materiais criticando a igreja haviam sido escritos por ele. Ele não nega, depois perguntam se ele renega suas obras. Lutero diz que não sabia responder, e então concedem - lhe um dia para responder a esta pergunta.
No dia seguinte fazem a mesma pergunta a Lutero, e ele discursa sobre suas obras, e depois diz que se oque ele escreveu não fosse comprovado em livros, ele iria queimar tudo o que havia feito. Depois pedem uma resposta melhor e mais clara a ele, ele diz que não pode e não irá renegar.
É reaberto o tribunal da santa inquisição, e todas as coisas escritas contra a igreja (heresias) eram queimados, e as pessoas que fossem contra a igreja
...