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HISTORIA DO PAISAGISMO

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Por:   •  5/3/2015  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  1.147 Visualizações

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HISTÓRIA DO PAISAGISMO

Durante a Idade Média o interesse pelo espaço exterior diminuiu, porém, com o Renascimento, foi revivido com esplendidos resultados na Itália dando origem às vilas ornamentadas, jardins, e grandes praças exteriores.

Jardim Clássico Francês

Posteriormente chegou à França, originando o estilo clássico francês, com a construção de grandes jardins de palácios como o de Versailles, no século XVII, projetado por André Le Notre, onde a simetria e poda das plantas eram bastante rígidas.

O Jardim Inglês

No século XVIII, paisagistas ingleses, como Lancelot "Capability" Brown, apresentam o conceito de jardim com formas mais orgânicas e naturais, consolidando o estilo de jardim inglês, que era naturalista.

Os Grandes Parques Urbanos - CENTRAL PARK

Na América do Norte, um dos primeiros paisagistas de destaque foi Frederick Law Olmsted, que construiu o Central Park em Nova York com Calvert Vaux no final da década de 1850.

A HISTORIA DO PAISAGISMO NO BRASIL – ROBERTO BURLE MARX

Roberto Burle Marx

A história do paisagismo brasileiro, a partir de 1930, está ligada à Burle Marx; um dos brasileiros mais consagrados no exterior em todos os tempos. Nasceu em São

Paulo em 1909, mas mudou para o Rio de Janeiro ainda criança. Aos 19 anos, viajou para a Alemanha para se aperfeiçoar como desenhista. E é lá que descobre a beleza das plantas tropicais, numa visita ao Jardim Botânico de Dahlen.

De volta ao Brasil, Burle Marx começa a cultivar, colecionar e classificar plantas num jardim na encosta do morro, atrás de sua casa. Seu primeiro trabalho como paisagista é feito a pedido do arquiteto Lúcio Costa, no início dos anos 30. Burle Marx projeta um jardim revolucionário, usando plantas tropicais e a estética da pintura abstrata.

O começo é difícil. Os jardins brasileiros obedecem ao modelo europeu: predominam azaleias, camélias, magnólias e nogueiras. A elite da época estranha o estilo abstrato e tropical de Burle Marx. Mas a renovação nas artes e na arquitetura é uma tendência mundial nos anos 30.

A moderna arquitetura brasileira usa novos materiais como: o aço, vidro e concreto; o paisagismo precisa de renovações.

Burle Marx torna-se adepto da escola alemã Bauhaus, com seu estilo humanista e integrador de todas as artes; pintor, designer, arquiteto, paisagista, artista plástico, tapeceiro. Viaja pelo Brasil à procura de plantas raras e exóticas; pouco a

pouco se torna um botânico autodidata, especialista em plantas tropicais e passa a conhecido mundialmente.

No entanto, sua grande paixão sempre foi o Brasil, sobretudo o Rio de Janeiro. Com as obras:

• O Largo da Carioca,

• A orla do Leme,

• O calçadão de Copacabana,

• Os jardins suspensos do Outeiro da Glória,

• O

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