História da Dança
Por: Birah • 18/10/2016 • Resenha • 2.046 Palavras (9 Páginas) • 482 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM DANÇA
UIBIRAN TAVARES DA SILVA
RESENHA CRÍTICA
Maceió
2016
RESENHA CRÍTICA
ORIGENS E DIVISÕES DA DANÇA
Trabalho elaborado para a disciplina de História e Estética da Dança ministrada pelo prof. Valéria Lima, como requisito parcial para obtenção de nota da Primeira Avaliação.
Maceió
2016
[pic 2]
Progressão da dança
A dança pode ter surgido devido á necessidade do homem em se expressar, em adorar deuses, ou até mesmo ser uma forma de comunicação como corpo, sabendo que a dança também pode ter nascido da religião ou até mesmo junto com ela, pois nos rituais elas andavam de mãos dadas. Com o passar do tempo a arqueologia, a maravilhosa ciência que esclareceu fatos sobre o nosso passado, conseguiu traduzir a escrita de povos hoje desaparecidos, e mostrar que a dança tem como parte integrante nas cerimônias religiosas.
Esse número de informações chega a ser confuso em nossas cabeças, pois não chegou exatamente ao fundo do poço e saber como de fato a dança surgiu, sabemos que as primeiras danças foram ás primitivas, mas quem garante isso?
Atualmente encontramos a dança em três formas distintas: a étnica, a folclórica e a teatral. Com o passar do tempo a dança foi ganhando uma nova forma, onde podemos usar como exemplo o Carnaval, que antes era uma dança usada para celebrações, hoje é uma dança popular, ou seja, a dança sofreu a mudança do religioso para o folclórico. E com o passar do tempo do tempo a dança foi ganhando o que chamamos de coreografia, passos, gestos e técnicas adquiridas ao longo da história.
É interessante notar que, durante vários séculos a dança era apanágio do sexo masculino, isso ainda acontece em regiões da União Soviética, como o Cáucaso, a Ucrânia e as Repúblicas Orientais.
A dança teatral era algo bem pequeno e que levou vários anos para se tornar algo que o público pudesse apreciar, levaram vários anos para se tornar um teatro popular, onde em alguns séculos atrás era apenas privilégio de uma pequena minoria.
Nessa primeira parte do texto é visível a ideia do autor, onde o objetivo dele é explicar que a dança tem sua origem e que surgiu principalmente pela do ser humano em se expressar.
A Etnia e a Dança
A partir deste tema o texto nos trás de forma muito resumida a expansão da igreja católica e sua relação com a dança. Como já foi dito anteriormente a dança estava ligada a religião, isto foi quebrado com a expansão da igreja católica, pois a dança foi banida da igreja católica como instrumento do pecado. A dança se faz presente também no meio dos indígenas e das pessoas que fazem parte do candomblé, pois a dança estava presente nos rituais, sabendo que no candomblé os membros da seita executam passos e gestos determinados, isto é, a dança de cada “santo” tem sua própria coreografia. Já no meio dos indígenas tudo acontece através de uma sequência de movimentos que representam uma verdadeira coreografia, ou seja, de uma forma ou de outra a dança, se fazia presente nos rituais.
A dança Folclórica
O texto não trás datas e referências de como e quando surgiu a dança folclórica, pois trata-se de etapas no desenvolvimento da sociedade. Para chegamos ao início requer uma pesquisa mais profunda.
Entendo que a dança folclórica ganhou espaço devido o aumento da população e a expansão de áreas urbanas, onde nesse contexto a dança passa do religioso para ao popular, sabendo que a dança folclórica está presente em diversas partes do mundo e diversos tipos de cultura, enfim, boa parte dessas danças está ligada a determinados momentos da vida desses povos. Aqui no Brasil é onde acontece uma das maiores manifestações culturais, ou seja, o carnaval.
Folclore Brasileiro
Ao longo dos anos o folclore brasileiro vem perdendo suas forças diante de suas origens, no texto diz isso e é verdade, o Brasil é rico em cultura, mas falta interesse por parte das autoridades culturais do país. O nosso povo é a soma do português, do índio e do negro, temos ai a base da cultura brasileira, mas devido a forma com que tudo vem se modificando, muitas danças se perdem e as vezes até morrem, pois existem danças no país que são apenas apresentadas e valorizadas em pequenas regiões, onde o folclore se divide em urbano e rural, o maior exemplo dessa mudança de é o carnaval, que de festa folclórica tornou-se um jogo de interesse e grande empreendimento industrial.
A dança teatral
Neste tópico entra um pouco sobre o balé e escolas de artes, onde o famosos crítico inglês Arnold Haskell diz “ o balé é uma arte moderna, a dança é pré-história “. A história do balé é apenas um momento de toda a história da dança.
Nesta fase a dança começa a ganhar técnica, onde o artista começa a dançar como um robô e técnicas e movimentos calculados. A dança teatral iniciou sua trajetória quando Luís XVI fundou em 1664, a Academia Nacional da Dança, a partir daí começou a surgir bailarinos treinados mostrando sua aptidão. O primeiro balé a verdadeiramente merecer esse título, foi o Ballet Comique De La Reine, de Balthasar de Beaujoieux, onde além da dança foi introduzido cenário e figurino.
A evolução técnica e artística da dança
Neste tópico o texto relata a dança como arte, foi a fase onde a dança se modifica e ganha uma nova forma, começando pelo o figurino e uma forma de sair do chão e ganhar o espaço, onde os artifícios mecânicos tinha como objetivo elevar os bailarinos do solo.
A primeira estrela da dança que ousou saltar foi a Camargo, em 1721, que provocou um escândalo quando mandou diminuir sua saia umas tantas polegadas, permitindo que visse parte do seu pé.
Este tópico do texto é bem interessante, pois faz-nos refletir como a cultura se modificou, antes teve um escândalo porque Camargo mostrou o pé e atualmente em nosso carnaval, a mulher exibe todo o corpo.
...