Historia do Teatro Político
Por: Miguel Rodrigo • 27/3/2022 • Projeto de pesquisa • 759 Palavras (4 Páginas) • 157 Visualizações
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Prof. Dra. Clarice Assalim
Linguagem Jurídica
RA: 22828 Miguel Rodrigo dos Santos 1DN
Resenha
1. Dados da obra
Abreu, Antônio Suárez, A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 8ª ed., Cotia: Atêlie Editorial, 2005. (144p.)
2. Palavras-Chave
Argumentar; Relação, Persuadir, Informação
3. Citações
" Seja em família, no trabalho, no esporte ou na política, saber argumentar é, em primeiro lugar, saber integrar-se ao universo do outro. É também obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade do outro.” (p. 10)
“No espaço público, até mesmo por motivo de sobrevivência social, as pessoas procuram, com maior ou menor sucesso, gerenciar, além da informação, a relação. ” (p. 18)
“Persuadir é construir no terreno das emoções, é sensibilizar o outro para agir. Quando persuadimos alguém, esse alguém realiza algo que desejamos que ele realize. ” (p. 25)
“Argumentar é, pois, em última análise, a arte de, gerenciando informação, convencer o outro de alguma coisa no plano das ideias e de, gerenciando relação, persuadi-lo, no plano das emoções, a fazer alguma coisa que nós desejamos que ele faça. (p. 26)
4. Resumo
A obra tem por finalidade tem como principal objetivo ensinar as pessoas a argumentarem da forma correta, sendo importante em todos momentos da vida, seja nas relações profissionais ou pessoais. O objetivo do autor é convencer de que “ (...) O verdadeiro sucesso depende da habilidade de relacionamento interpessoal, da capacidade de compreender e comunicar ideias e emoções”.
É extremamente importante gerenciar as informações e relações para ter uma boa comunicação com o outro, desde as formas de tratamento à um comum bom dia é considerado gerenciamento de relação.
No livro o autor diz: ‘’NÓS ATURAMOS OS DÉSPOSTAS QUE NÓS QUEREMOS ATURAR”, que fala sobre a nossa preocupação de combater nossos medos e inseguranças, de não lidarmos com a insatisfação e mudar a situação que está nos incomodando.
Argumentar é a arte de gerenciando informação, quando através de bons argumentos, conseguimos convencer a outra pessoa e de gerenciando relação, persuadi-lo, quando além de convencermos, fazemos com que ele faça o que nós desejamos que ele faça.
5. Analise crítica
O livro de Antônio Suárez Abreu é muito útil para quem pretende aprimorar suas técnicas de argumentação, ou até mesmo aprender como argumentar. As diferenciações mostradas entre convencer e persuadir foram realmente significantes para entendermos todo o processo de argumentação.
Fazemos isso gerenciando tanto as informações que queremos passar para aqueles que estão nos ouvindo quanto a nossa relação com os mesmos.
Para gerenciar a informação, é importante que saibamos selecionar bem, ou simplesmente transformar todas essas informações que recebemos em conhecimento. Para o autor, é muito importante variarmos as nossas fontes de informação.
...