¨História Da Arte. Da Pré-história Ao Barroco
Trabalho Escolar: ¨História Da Arte. Da Pré-história Ao Barroco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neiaoliveira • 24/2/2014 • 1.512 Palavras (7 Páginas) • 1.052 Visualizações
Introdução
A arte sempre esteve presente na vida do ser humano. Introduzida no Brasil desde á pré-história até os dias de hoje. A arte é um meio de representação da realidade, uma construção social, percepção de nós mesmos. O ser humano é humano porque produz cultura.
Justificativa
Durante a pesquisa deduz que a História da arte, traz grandes contribuições em relação a Faculdade de Educação Artísticas, e nós futuros mestres, tomamos o conhecimento dessa cultura que surgiu bem antes da escrita, a arte é indispensável para muitas pessoas nos dias atuais, e um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.
Metodologia
Analisei diversos artigos contidos na internet, sites referentes à História da arte e outros; através deles elaborei a minha pesquisa referente à História da Arte_ Da Pré-história ao Barroco, anexei ao texto, fotos que envolvia os fatos pesquisados, foi gratificante trabalhar em uma área que abrange a arte e com isso nos aproxima da cultura de diversas épocas.
Desenvolvimento
Arte da Pré-história.
O território brasileiro possui valiosos sítios arqueológicos. No estado de Minas Gerais, nos municípios de Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Matosinho e outros, existiram grutas que traziam em suas pedras sinais da cultura Pré-histórica no Brasil, infelizmente algumas dessas grutas foram destruídas.
A gruta chamada Cerca Grande protegida pelo IPHAN, foi descoberta pinturas rupestre e fosseis em seu interior.
O naturalismo e o geometrismo são duas faces da arte rupestre no Brasil.
No estado do Piauí em São Raimundo Nonato foram descobertos vestígios arqueológicos, cientistas concluem em datas por volta de 6.000 a C. As pinturas eram com motivos de figuras humanas isoladas ou em grupos, em movimentos de caça, guerra e trabalhos coletivos, entre outras figuras de animais como a onça, pássaros, peixes e insetos...
As figuras geométricas representam círculos, cruzes, triângulos, espirais...
Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente numa época anterior à escrita.
Tudo o que sabemos vêm através da pesquisa de antropólogos, arqueólogos e historiadores.
Pinturas rupestres brasileiras.
Pinturas Indígenas.
Cada povo indígena tem a sua maneira de expressar as suas obras artes. Elas se manifestam através de cânticos, utensílios, vestuários, pintura corpora, perfuração na pele, e as danças entre outros. São produzidos com madeiras, fibras, cipó, vegetais, pigmentos, folhas, plumária...
A arte plumária refere colocar penas sobre o corpo e confeccionar mascaras, colares, cocares... A pintura corporal representa vaidade, guerra..., para adquirir uma das cores eles usam urucum. Com a madeira eles fazem máscaras, reproduzem animais e homens, canoas, bancos e comercializa para os turistas. As cerâmicas utilizando o barro também são produzidas manualmente como panelas, bonecas e outros utensílios para uso próprio e para vendas.
A música e a dança representam ritos e mitos em algumas aldeias, eles confeccionam os seus próprios instrumentos como o macará ou chocalho.
Temos também as tecelagens feitas com fibras de algodão tingidas com corantes naturais, geralmente feitas pelas mulheres da tribo. Elas tecem tangas e faixas. Os desenhos nas estampas têm um significado e valor espiritual e social, identificando a etnia e seus autores.
Pinturas e utensílios indígenas.
Arte do período colonial.
No Brasil colonial a arte girava em torno da igreja católica, alguns religiosos tinham experiência na pintura, escultura e arquiteturas e ensinavam o que sabiam, além de catequizar os habitantes. As primeiras obras foram executadas pelos religiosos e eles recrutavam artesões e artífices para suas construções e decorações.
Algumas obras de época são a pintura do mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro e o teto da Igreja da Santa Casa de Misericórdia em Salvador.
O estilo barroco, tanto artístico quanto literário entre como arte no período colonial.
Temos José de Oliveira Rosa, pintor fluminense, esculpiu o forro da capela da Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo. Painéis da vida de São Bernardo e Santa Rosa na Igreja do Mosteiro de São Bento foram pintados em 1769 e mostram influência rococó.
Obras do Período Colonial
Barroco brasileiro.
Os colonizadores sendo este os portugueses, leigos e religiosos, trouxe para o Brasil o estilo barroco, este surgiu na Europa. Acompanhado pelas tendências portuguesas, francesas, italianas e espanholas.
Descendentes de potugueses caboclos e mulatos aprendiam a arte com os mestres portugueses.
Em 1970 o barroco atinge o auge artístico com o surgimento do rococó do barroco mineiro.
A igreja teve um grande papel referente à arte colonial, através da arquitetura religiosa, algumas construções monumentais em meados do século XVI; com o enfraquecimento da igreja no século XVIII, a arte barroco vai para as escolas, principalmente no nordeste e sudeste.
Muitas igrejas e mosteiros contêm decorações no estilo barroco, dourada em ouro em estilo português. Geralmente as igrejas barrocas são simples no seu exterior e riquíssimas no seu interior, simbolizando dessa forma a virtude do recolhimento, requisito necessário a alma cristã.
Um dos mestres mais importantes do barroco brasileiro são Mestre Valentim (Rio de Janeiro); Aleijadinho, em Ouro Preto e adjacentes; com pintores barrocos temos Manoel da costa Athayde e outros.
Relembrando um pouco de um dos maiores artistas brasileiros, podemos citar Aleijadinho (1730-1814) _ Antonio Francisco Lisboa nasceu em Vila Rica, atual Ouro Preto, era escultor, arquiteto, entalhador, filho de português com escrava, recebia do pai instrução para o desenho, a arquitetura e a escultura. Ele é responsável por grandes obras como os projetos da igreja de
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