A Arte De Renascimento A Barroco
Artigo: A Arte De Renascimento A Barroco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinersoares • 1/12/2013 • 994 Palavras (4 Páginas) • 799 Visualizações
- Renascimento –
- Existe o cenário e uma composição harmoniosa entre ele e o (s) retratado (s) em si. Há a ilusão de profundidade entre os elementos, começa uma maior observação da natureza e da anatomia, retomação da arte clássica.
- Iniciam-se as grandes navegações, a ciência começa a progredir bastante, nasce o capitalismo e a burguesia ganha mais espaço devido à maior comercialização, a arte torna-se antropocêntrica e na religião, é o catolicismo é dominante.
- Principais cidades do renascimento: Florença, Veneza, Roma, Siena e região de Flandres. Nessa época, a Itália renascentista era formada por estados independentes que eram dominados por famílias ricas influentes, entre elas, os Ferrara, Gonzaga e Médici.
- A península itálica inteira foi influenciada pelo renascimento, sendo que umas cidades foram menos influenciadas do que outras, por terem costumes mais medievais.
- Artistas renomados do renascimento -
- Giotto: cria a sensação de volume nas pinturas, com cenário composto e ilusão de profundidade.
- Brunelleschi: retoma a arquitetura romana e sua grandeza (volta a utilizar arquitetura clássica). Cria a perspectiva matemática, onde o espaço é criado numa superfície plana a partir do ponto de fuga. Esse desenho em perspectiva tornou possível a criação de plantas com todas as características medíveis e tridimensionais. Essa descoberta foi uma das mais importantes no mundo artístico, mesmo sendo mais matemática e racional do que artístico. A arquitetura criada por Brunelleschi possuía abóbadas apoiadas nas colunas externas, sustentadas por arcos, onde ele criava um sistema estável em base totalmente matemática e científica.
- Masaccio: usava a ilusão de profundidade com a perspectiva matemática para criar espaços tridimensionais.
- Donatello: expressão psicológica, impressão de vida e movimento com o estudo das características reais do homem, contornos sólidos.
- Michelangelo: esculturas em mármore, vivas, cheias de emoções e movimentos.
- Apesar do catolicismo, os italianos tentam remeter à antiga Roma, voltando a utilizar os temas mitológicos antigos.
- Botticelli: cria uma relação harmoniosa entre o desenho, figura, fundo, ou seja, a composição. (Nascimento de Vênus, Primavera, etc)
- Da Vinci: era um estudioso da anatomia, possuía um caderno de esboço e desenhos, criou o sfumato, onde uma forma se funde à outra e deixa o observador adivinhar. (Virgem Maria e Santa Anna, Monalisa, etc).
- Barroco e Rococó –
- Surge nos países do norte Holanda, Suíça, parte da Alemanha (exceto Inglaterra), juntamente com a reforma protestante. A pintura homenageando a igreja católica perde espaço e surge uma liberdade de criação, onde as pinturas começam a retratar a vida cotidiana, campos, natureza e não há mais “pintura por encomenda” como havia no renascimento (a igreja encomendava pinturas religiosas) e essas pinturas acabam entrando no comércio do período Barroco. Ainda assim, pinturas religiosas são feitas para ensinar a religião àqueles que não sabiam ler, aí criavam uma cena para contar a história. As pinturas retratavam os detalhes mais simples da vida cotidiana, como as empregadas domésticas trabalhando, objetos familiares, etc.
- Cai a monarquia e a burguesia e o comércio ganham cada vez mais espaço.
- Os auto-retratos são muito utilizados nas pinturas, assim como o exagero de luz e sombra, drama e apelo às emoções, cenas teatrais com cenário montado. As composições eram delicadas.
- Artistas renomados do Barroco –
- Frans Hals: pintava retratos individuais e retratos de grupo.
- Jan Vermeer: pintava cenas urbanas da cidade, onde a luz jorrava da janela
...