Individualismo e subjetividade da moda
Artigo: Individualismo e subjetividade da moda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isaanselmo • 22/10/2014 • Artigo • 341 Palavras (2 Páginas) • 443 Visualizações
Individualismo e subjetivismo
O subjetivismo leva ao individualismo, porque a ideia de se vestir (se pensar) constrói um“eu”de cada um.
Roupa subjetiva: o guarda roupa de cada um faz parte de um universo que nos constitui.
“Moda subjetiva”: vestuário como variável que se liga a constituição do sujeito.
#individual #pessoal #particular
ROLNIK: subjetividade pode- se entender por“o perfil de um modo de ser, de pensar, de agir, de sonhar, de amar, em determinada época”
Os modos de se vestir, se adornar, de interferir sobre os corpos são elementos que se compõe com vetores, os quais produzem os modos de ser: as subjetividades.
A moda estatiza e apresenta muitos desses elementos interligados: moral, tecnologia, arte, religião, cultura, ciência, economia, natureza, etc.
A subjetividade: é essencialmente cultural. O indivíduo esta no meio (na ligação) de múltiplos componentes da subjetividade. Cada história singular é atravessada por aspectos culturais, políticos, econômicos, etc...
#indivíduo #componentes #aspectos
A subjetividade individual: é um entrecruzamento (interligação) dos determinantes de várias espécies.
#individual #interligação #determinantes
Singularidades surgem exatamente das misturas entre roupas, sapatos, maquiagem, cabelo, e comportamento (interação do que cada um de nós tem no guarda-roupa com nossa história e nossa realidade).
#singularidade #mistura #roupas #sapatos #interação #historia #realidade
Segundo Serafina Borges de Amaral (historiadora):“quando um menino enche paginas e paginas de um caderno com uma assinatura ele está em busca da sua própria personalidade, algo que seja definitivo, que o marque como um ser humano. Que a assinatura seja um reflexo dele mesmo. Coma moda é a mesma coisa.
#moda #identidade #assinatura #busca #personalidade #reflexo
1950- a moda rompe-se com uma certa unidade de estilística, partindo para uma pulverização de proposta. Enquanto isso as pessoas acreditam estar criando identidades com seus looks.
#pulverização #criação #identidade
1980- a partir daí tudo influencia tudo. A tecnologia e as influencias ajudam as tendências passarem a ser individuais.
A roupa e as imagens de moda estimulam o sujeito a romper limites identitários, a se metamorfosear. É como se a indústria dissesse o tempo todo ‘’seja você mesmo, mas.. se não conseguir ou se não estiver gostando estamos aqui para ajuda-lo a se modificar.
...